Olá,

Visitante

Proacefo: Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola- a Interface da Saúde e a Educação

O PROACEFO (Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola: A Interface da Saúde e a Educação) foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, formação dos educadores e promover qualidade de vida, estabelecendo-se uma interligação entre a saúde e a escola. Através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, o PROACEFO trata da realização de ações na promoção, prevenção e atenção à saúde tanto para os estudantes quanto para os educadores, nas áreas da Fonoaudiologia e afins como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, contando-se com o apoio dessas especialidades quando necessário.O projeto é organizado em quatro visitas mensais, uma por semana, em dias pré-estabelecidos na escola, durante o período de 6 meses em cada instituição como um projeto piloto. Inicialmente é traçado o diagnóstico institucional através da aplicação de um questionário para ser delineado o perfil da escola.O fonoaudiólogo realiza uma visita semanal para a execução das propostas pré-programadas de assessoria e consultoria:Visita 1: Oficinas de capacitações para professores, selecionando temas pertinentes para suas atuações profissionais como Educação Inclusiva, Distúrbios da Linguagem Escrita, Dislexia, TDAH, Bullying, Rendimento e Fracasso Escolar, Saúde Auditiva. Visita 2: Oficinas de saúde vocal para os professores. Visita 3: Adaptações e orientações sobre a dinâmica da sala de aula, sugestões de atividades, adaptações físicas e pedagógicas necessárias frente à presença de aluno com dificuldade específica, distúrbio ou patologia, além da realização de estudo de caso. Visita 4: Oficinas para alunos e/ou pais. Essas atividades serão de caráter educativo, através de propostas práticas como de estimulação das habilidades cognitivas, linguagem escrita e oral, audição, voz, motricidade orofacial, sensoriais, afetivas, atividades em saúde na promoção e prevenção.

encaminhamentos devido a alterações de voz, audição, hábitos deletérios, fala e fluência

A escola quando está disposta a acolher um projeto e usufruir dele, no papel da direção, coordenação e educadores, conseguem obter melhores resultados e ganhos, garantindo não apenas a formação dos alunos, mas possibilitando o estabelecimento de um ambiente saudável e motivado.O projeto pode ser desdobrado e atingir um nível global de saúde, em que não será apenas um fonoaudiólogo o responsável técnico pela escola, mas uma equipe multidisciplinar com um representante de cada especialidade. O trabalho ainda pode ser estendido e ser ofertado um Centro de Apoio à Escola.

Principal

Michele Santana dos Santos

michelefga@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Madre de Deus

Bahia

Nordeste

Av. Rodolfo de Queiroz Filho, 94

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Michele Santana dos Santos

theoucunha@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
O Agente Comunitário de Saúde e a integralidade do cuidado no controle das Arboviroses.
Rio de Janeiro
Práticas
O Nasf de Armação dos Búzios como uma fênix em tempos sombrios: novas tecnologias a serviço do cuidado
Rio de Janeiro
Práticas
ATHIS Casa Saudável
Rio Grande do Sul
Práticas
Campanha Permanente de Castração de Cães e Gatos: Combate Estratégico às Zoonoses Centrado nos Princípios do SUS e no Conceito Território em Saúde, em Gurupi – To
Tocantins
Práticas
Cuidado de Enfermagem aos Portadores de Diabetes com “Pés Diabéticos” em Equipe de Estratégia Saúde da Família Relato de Experiência
Rondônia
Práticas
Territorialização e Expansão do Acesso na Atenção Básica em Pimenta Bueno: Redução de Nove para Duas Áreas des cobertas Pelos Agentes Comunitários de Saúde – Acs
Rondônia
Práticas
O Encontro como Estratégia de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: Conectando e Mobilizando Fluxos nos Diferentes Pontos da Atenção Básica no Vale do Jamari, Rondônia
Rondônia
Práticas
Projeto Menina do Laço de Fita: Integralidade do Cuidado na Garantia do Direito Sexual e Reprodutivo da População de Abaetetuba – Pará
Pará
Práticas
Aperfeiçoamento do Processo de Gerenciamento do Programa do Tratamento Fora do Domicílio de Santa Luzia do Pará
Pará