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Potencial das Ações do Nasf no Programa Saúde na Escola: Articulações e Expansão na Rede de Atenção À Saúde de Juripiranga/Pb

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O objetivo deste trabalho foi descrever as ações realizadas, bem como os impactos destas, pela equipe NASF do município de Juripiranga no Programa Saúde na Escola. Essas ações foram desenvolvidas no intuito de fortalecer a atuação do NASF na rede de atenção à saúde municipal e ampliar o escopo das práticas de promoção e prevenção à saúde no ambiente escolar.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A priori, a equipe NASF foi convidada para uma reunião com os gestores escolares, que convocaram ainda outras lideranças da localidade (por exemplo, líderes religiosos e da polícia civil) e representantes de outros pontos da RAS, como: o Centro de Referência à Assistência Social – CRAS, o Conselho Tutelar e a Unidade Básica de Saúde – UBS.Em seguida, a equipe elaborou um planejamento das ações a serem desenvolvidas no contexto educacional municipal – na zona urbana e rural –, sendo divididas em três eixos: avaliação dos estudantes, promoção de atividades de educação em saúde para as comunidades escolares, realização de educações permanentes (EP) para os educadores e participação em reuniões de pais e mestres.O primeiro aspecto trabalhado do plano de ações foi uma triagem dos estudantes, que foi realizado em parceria com as UBS. Neste momento, foi feita uma avaliação antropométrica, de acuidade auditiva e visual, e de desenvolvimento da linguagem. Os estudantes detectados com alguma alteração nessas triagens ou encaminhados pelos professores foram avaliados com uma maior atenção em outro momento pela nutricionista, fonoaudiólogo e psicóloga do NASF.Caso estes profissionais comprovassem que a necessidade de um maior cuidado da RAS de algum indivíduo, eram realizados atendimentos específicos nas unidades de saúde para aumentar a resolutividade dos casos, referenciações para a atenção especializada do município ou visitas domiciliares para analisar a situação familiar e conversar com os responsáveis do escolar. No segundo aspecto, a nutricionista, educador físico e assistente social do NASF realizaram palestras de educação em saúde (utilizando recursos como vídeos educativos, teatro de fantoches e outros) e práticas corporais para os estudantes.Por fim, a equipe NASF participou de reuniões nas escolas com os familiares

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são equipes compostas por profissionais de diferentes profissões ou especialidades que devem atuar de forma integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), objetivando auxiliá-las no manejo ou resolução de problemas clínicos e sanitários(BRASIL, 2014).A equipe NASF pode se inserir em diversos espaços da rede de atenção à saúde (RAS), que é um arranjo organizativo de ações e serviços de saúde que buscam garantir a integralidade do cuidado. Um dos pontos da RAS é a escola, que segundo o Ministério da Saúde, o NASF pode realizar ações de educação em saúde e apoiar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE)(BRASIL, 2014).O PSE resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, no intuito de ampliar as ações específicas de saúde a comunidade escolar da rede pública de ensino. O programa possui três componentes que estruturam suas ações: componente I – objetiva avaliar a saúde dos educandos e possibilitar que aqueles que apresentem alterações sejam encaminhados para outros serviços da RAS

Para a efetivação da atenção primária à saúde, é importante que todos os serviços das redes de atenção sejam alcançados e envolvidos nesse processo. Nesse sentido, o desenvolvimento de ações do NASF voltadas à saúde da comunidade escolar pesquisada favoreceu o acesso dessa população aos serviços de saúde, promoveu um cuidado integral e longitudinal dos sujeitos para construção de um território escolar mais saudável e fortaleceu o compromisso, o protagonismo e as múltiplas cooperações entre os setores da RAS e a comunidade educacional em busca de uma saúde melhor.

Principal

Fernanda Costa de Figueiredo,Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Ana Nery da Silva Lima, Déborah Grey de Souza Costa, Mayron Diego Targino Paz

f_cfigueiredo@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Juripiranga

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Brasil, 380

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Fernanda Costa de Figueiredo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

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