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Ouvidoria do SUS: Espaço de Participação na Gestão Institucional do Hospital Municipal X – Ba

NTRODUÇÃO: A Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde ? SUS reforça sua posição de manter a Ouvidoria ligada diretamente ao gestor para maior poder de resolução, na competência de suas atribuições e tem por papel principal dialogar com a população, buscando atendê-la em suas manifestações quanto ao Sistema Único de Saúde para efetivação dos seus princípios e diretrizes. Desta forma, a Ouvidoria constitui-se um canal de articulação entre o controle social e a gestão pública democrática que visa aperfeiçoar a qualidade e a eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Nestes termos o objetivo organizacional da Ouvidoria é o de identificar contribuições para melhoria da gestão hospitalar, auxiliando tecnicamente o Gestor nas tomadas de decisões fundamentadas em informações seguras. É avaliando estes aspectos que este trabalho tem o objetivo de dissertar sobre Ouvidoria do SUS, e tem como questão norteadora: Quais as contribuições da Ouvidoria do SUS, através da participação dos usuários para melhoria dos serviços da gestão do Hospital Municipal de X – BA? JUSTIFICATIVA Diante de algumas demandas geradas pela ouvidoria municipal de X através das manifestações dos usuários do SUS sobre os serviços do Hospital Municipal, foi identificado nas demandas algumas sinalizações de melhorias dos serviços do hospital através da participação dos usuários, o que motivou a pesquisadora a buscar junto a essa participação melhorias para a gestão dos serviços do hospital municipal. As Ouvidorias do SUS inserem-se e destacam-se de modo significativo no contexto da promoção do desenvolvimento do controle social. O processo inicia-se a partir da escuta qualificada do cidadão, do profissional de saúde e/ou dos setores organizados da sociedade. Através da pesquisa pretende-se sinalizar estratégias por meio das demandas através da participação dos usuários. Através da pesquisa a Ouvidoria pretende sinalizar estratégias para harmonizar interesses, representando os cidadãos e, ao mesmo tempo, identificando a melhoria do atendimento e da oferta e qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Municipal de X. OBJETIVOS: – Objetivo Geral: Analisar as contribuições da Ouvidoria do SUS para melhoria da Gestão do Hospital Municipal X, a partir da participação dos usuários. Objetivos Específicos: – Identificar as principais informações disponibilizadas pela Ouvidoria aos usuários do SUS

Analisar as contribuições da Ouvidoria do SUS para melhoria da Gestão do Hospital Municipal X, a partir da participação dos usuários.

Principal

Gilda Rodrigues Magalhães Costa

A prática foi aplicada em

Sapeaçu

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Gilda Rodrigues Magalhães Costa

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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