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Ouvidoria Ativa – (Re) Aprendendo a Escutar o Usuário

O município de Castro através da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde atenta a este momento promoveu a Primeira Pesquisa de Satisfação do Usuário do Município. Além do grau de satisfação do usuário a pesquisa objetivou a avaliação dos serviços prestados pelos serviços de saúde. A princípio, elencou as Equipes de Saúde da Família (ESF) do perímetro urbano, Farmácia, Laboratório Municipal, Centro de Saúde da Mulher, Centro Municipal de Reabilitação e Centro de Especialidades Odontológicas e Secretaria Municipal de Saúde e Recepção da Secretaria Municipal de Saúde. Optou pela elaboração de questionário com 18 perguntas fechadas com alternativas de respostas. Como dados de identificação do usuário apenas gênero, faixa etária e escolaridade do entrevistado. O anonimato deu condições para obter-se opinião isenta de constrangimento dos pesquisados. O usuário mostrou-se pronto e interessado em responder à pesquisa, dando credibilidade à iniciativa da Ouvidoria. Dezenove entrevistadores do quadro de estagiários da Prefeitura Municipal coordenados pela Equipe da Ouvidoria e Controladoria de Planejamento aplicaram o questionário nos 16 Serviços de Saúde, atingindo1800 usuários. O período estipulado entre a segunda quinzena de dezembro de 2015 e o mês de março de 2016 foi suficiente para a aplicação da pesquisa, para a avaliação da Ouvidoria, a apreciação do Gestor e para a apresentação dos resultados a cada uma das equipes dos Serviços de Saúde.

A necessidade da avaliação da satisfação do usuário do SUS mais do que nunca se faz necessário neste momento social, político e econômico que o país atravessa.

A pesquisa identificou de forma peculiar o público alvo para o planejamento das ações da Secretaria de Saúde. Este formato pioneiro de avaliação no município motivou a criação de um cronograma permanente da Ouvidoria junto aos Serviços de Saúde que contemplará o usuário e servidor com atendimento presencial. Também a reestruturação do Sistema de Coleta de Informações dos Serviços de Saúde sob gerência exclusiva da Ouvidoria e a viabilização de um canal de notícias administrativas sobre a Secretaria Municipal e seus Serviços de Saúde. E ainda, a elaboração de material didático com a finalidade de orientar e educar os usuários, através da apresentação de vídeos e notícias, com o uso de dispositivos móveis anexados aos aparelhos de TV e atualizados mensalmente.

Principal

Joel Antonio Santos

joel64castro@outlook.com

A prática foi aplicada em

Castro

Paraná

Sul

R. Francisco de Assis Andrade, 47.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Joel Antonio Santos

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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