Tratamento de dores músculo-esqueléticas sem uso de medicamentos pela prática do Lian Gong na comunidade do Leandrinho em Dias Dávila (BA)

No atendimento na USF Leandrinho, comunidade rural do município de Dias Dávila, pude observar um número considerável de usuários queixosos de dores músculo-esqueléticas (lombalgias, ombralgias, gonalgias, cervicalgias etc). o tratamento convencional com o uso de medicamentos e sessões de fisioterapia não apresentava resultados satisfatórios, retornando o usuário à USF, com desperdício de tempo e recursos. Assim, passei a pesquisar um tratamento que pudesse contemplar o maior número de usuários e que não trouxesse custos adicionais à gestão e ao paciente. Conheci então o trabalho do Dr. Zhuang Yuan Ming, Médico Ortopedista chinês, que desenvolveu no ano de 1974 o Lian Gong em 18 terapias. o Lian Gong consiste em exercícios para a prática coletiva. Logo, alcança-se muito mais pessoas num mesmo intervalo de tempo, abrindo-se espaço na agenda para outras demandas.

A prática do Lian Gong procura trazer eficácia e eficiência ao sistema da AB: Eficácia no que diz respeito a redução das queixas de dores músculo-esquéleticas. Eficiência com o atendimento de vários usuários numa mesma sessão, com redução de medicame as sessões de Lian Gong acontecem duas vezes por semana. o grupo é de aproximadamente vinte e cinco frequentadores assíduos, há controle de frequência e está aberto a todos os usuários da USF. o controle dos resultados são dados por testemunhos dos usuários. Nos reunimos debaixo de uma árvora frondosa (Jambolão), na área externa da USF. Iniciamos demonstrando os movimentos aos participantes com um fundo musical apropriado. Com o fim de emprestar maior solenidade às práticas, confeccionamos camisas temáticas. Após a prática, há o compartilhamento de experiências, testemunhos, orientações quanto à reeducação alimentar e postura. Uma vez por semana, faz-se a auriculoterapia. Para garantir a continuidade, foi matriciada a técnica de enfermagem.

Os praticantes do Lian Gong reportam melhoria nos quadros álgicos de um modo geral. Afirmam ainda que com menos dores houve uma melhora do sono e nos quadros de ansiedade e irritação. como reflexo disso observei uma redução significativa na prescrição de medicamentos. Mesmo entre aqueles que continuam tomando medicamentos por serem portadores de doenças crônicas (HAS e DM) houve uma melhoria no que se refere a estabilização no quadro clínico.A implementação do Lian Gong está sendo muito satisfatória. Temos um grupo de praticantes assíduos que experimentam um ganho formidável em sua qualidade de vida. as atividades com o grupo tem fortalecido o vínculo entre a equipe de saúde e os usuários. Tomamos o cuidado de multiplicar o conhecimento, treinamos a técnica de enfermagem para que o Lian Gong seja praticado inclusive em minha ausência. Estamos também implementando esta prática na comunidade rural Jardim Futurama já com algum êxito.

Principal

Beatriz Preissler Vieira

beatrizpreissler@yahoo.com.br

Coautores

Beatriz Preissler Vieira

A prática foi aplicada em

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Dias d'Ávila

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Caio Clessio Silva Cardoso

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

29 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas