Olá,

Visitante

O Processo de Regionalização, Planejamento e o Fortalecimento da Região da Baixada Litorânea a Partir da Utilização da Cir/Bl Como Um Espaço de Governança Regional.

A região da Baixada Litorânea corresponde a 6,2% da área total do Estado do Rio de Janeiro, sendo formada por nove municípios: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Desde a implantação da CIR/BL em 2011, e de seus diferentes grupos de trabalho, vários movimentos vêm ocorrendo no sentido de se alcançar a resolução dos problemas de saúde regionais, a partir de uma identificação de prioridades e organização de serviços, de forma a garantir o acesso e diminuir as iniquidades existentes. Com base nas informações e documentos elaborados pela Secretaria Executiva da CIR/BL (registro de atas, listas de presença, etc.) foi avaliada a participação dos gestores municipais de saúde no período de 2011 a 2017. Além disso, foram identificadas e avaliadas as ações de planejamento regional elaboradas, incluindo as discussões para implantação do consórcio intermunicipal de saúde como um importante instrumento para o fortalecimento do processo de regionalização.

O Decreto nº 7.508/11 reafirmou a importância do componente regional na organização do sistema estadual de saúde e no processo de governança do SUS. O objetivo do presente trabalho é demonstrar o fortalecimento da Região de Saúde da Baixada Litorânea a partir do amadurecimento dos gestores em relação ao processo de regionalização e do comprometimento dos mesmos com a instância de pactuação regional, tornando-a um importante espaço de governança regional e de planejamento.

Considerando a importância do componente regional na organização do sistema estadual de saúde e no processo de governança do SUS, a consolidação das Comissões Intergestores Regionais, instituídas a partir do Decreto nº 7.508/11, como espaço de governança de planejamento regional garante o fortalecimento da própria Região de Saúde, fazendo que a solidariedade e as iniciativas regionais ajudem os municípios na superação das dificuldades e desafios impostos para a garantia do SUS de qualidade para a população.

Principal

Natália Dias da Costa Alves

ndcalves@hotmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

São Pedro da Aldeia

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Natália Dias da Costa Alves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2022

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro