Olá,

Visitante

O Papel do Sna para a Preservação da Memória Institucional do Sistema Único de Saúde: a Experiência da Coordenação Técnica de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de JeSUS (Ba).

O Decreto nº 7.508/2011 passou a exigir uma nova dinâmica na organização e gestão do sistema de saúde, sendo a principal delas o aprofundamento das relações interfederativas e a instituição de novos instrumentos, documentos e dinâmicas na gestão compartilhada do SUS. Dentre os instrumentos, destacamos o Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP) da saúde. O COAP tem a função de definir entre os entes federativos as suas responsabilidades no SUS, permitindo, a partir de uma região de saúde, uma organização dotada de unicidade conceitual, com diretrizes, metas e indicadores, todos claramente explicitados e que devem ser cumpridos dentro de prazos estabelecidos. Os Componentes Municipais de Auditoria do SUS despontam como instrumentos de gestão fundamentais para a qualificação da execução direta do COAP, visando geração de ganhos de produtividade e eficiência para o SUS. Objetiva-se neste relato descrever a experiência da Coordenação Técnica de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus (BA) para a preservação da memória institucional do Sistema Único de Saúde justificando-se tanto como forma de dar visibilidade a contribuição da auditoria do SUS na preservação da memória institucional no âmbito municipal quanto contribuir para o fomento de uma agenda estratégica voltada para o fortalecimento deste instrumento de controle interno do SUS: a auditoria. Em 2005, o componente municipal de auditoria do município de Santo Antônio de Jesus iniciou suas atividades. Em 2009, os auditores, integraram o quadro de servidores, de caráter efetivo. A partir deste ano, todas as atividades deste componente municipal foram alimentadas no Sistema de Auditoria do SUS (SISAUD/SUS). Em 2012, houve um estreitamento da relação com os outros componentes que integram o PARTICIPASUS, principalmente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Em 2013, o aprovou-se o regimento interno desta coordenação regulamentando as ações. Diversas transformações aconteceram na gestão do município, assim como em outros municípios brasileiros, em consequência das eleições municipais sendo grande a necessidade por informações para condução da gestão. Diante deste cenário, os auditores ofereceram informações que facilitaram e/ou agilizaram a realização das ações e garantiram a manutenção da memória institucional. Esta atividade contribuiu para que muitas ações e serviços oferecidos no município respeitassem os princípios e diretrizes do SUS.

Preservação da memória institucional do Sistema Único de Saúde justificando-se tanto como forma de dar visibilidade a contribuição da auditoria do SUS na preservação da memória institucional no âmbito municipal quanto contribuir para o fomento de uma agenda estratégica voltada para o fortalecimento deste instrumento de controle interno do SUS: a auditoria.

Principal

Nivia Maria Oliveira de Souza

A prática foi aplicada em

Santo Antônio de Jesus

Bahia

Nordeste

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Nivia Maria Oliveira de Souza

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Planejamento Local e Participativo na Estratégia Saúde da Família no Município de Cachoeirinha/Tocantins
Tocantins
Práticas
Implantação do Espaço de ofertas de Práticas Integrativas e Complemenares em Saúde(Pics) para Trabalhadores, Alunos, Estagiários e Usuários-Ensp/Fiocruz
Rio de Janeiro
Práticas
Conferências Locais de Saúde: Estratégias de Educação Permanente para o Plano Municipal de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
“Uso de Dados do Sisreg Prótese odontológica no Planejamento na Gestão Pública em Fraiburgo Sc”
Santa Catarina
Práticas
Implantação de Ferramenta de Cadastro e Autorização de Procedimentos oncológicos em Montes Claros- Mg
Minas Gerais
Práticas
Saúde do Trabalhador: Ampliação do Acesso a Assistência, Cuidado, Promoção e Prevenção.
Paraíba
Práticas
A Saúde Mais Perto de Você
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento em Saúde: uma Construção Coletiva.
Paraíba
Práticas
Humanizar para Bem Cuidar: Capacitando Servidores de Santa Luzia para Um Cuidado Digno e Qualificado
Paraíba
Práticas
Monitoramento do Acesso e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde na Aps na Melhoria da Qualidade
Paraíba