Olá,

Visitante

O E-SUS Ab Como Ferramenta Potencializadora da Atenção Básica do Município de Barro Preto/Ba.

ObjetivosApresentar a potencialidade e-SUS AB/PEC na atenção, no cuidado e na qualidade das informações em saúde da AB do município de Barro Preto.MetodologiaA priori foi realizado um levantamento no e-SUS AB e percebeu sistema estava praticamente zerado, e as informações não condiziam com a realidade local. Foram realizadas 3 (três) reuniões com a equipe gestora e apresentado a importância da informação em saúde gerada no contexto da AB, realizamos um levantamento dos custos e equipamentos/matérias necessários para as duas modalidades, percebendo que o PEC a longo prazo seria mais econômico, além de otimizar o trabalho dos profissionais, devido a diminuição de formulários. Segue para definição das estratégias para implantação e foram realizadas 8 (oito) oficinas, um dia para cada categoria profissional. Em setembro de 2017, iniciamos com uma ESF piloto e com os ACS em uso dos tabletes.

Com o intuito de reestruturar as informações da APS, em 2013 o Ministério da Saúde instituiu o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB, passando a ser o sistema de informação vigente da Atenção Básica- AB, substituindo o SIAB. O SISAB, tem o e-SUS AB, como uma estratégia que faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, que tem como objetivo melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o uso das informações produzidas no âmbito da AB. O e-SUS AB é composto por dois softwares para a captação de dados, sendo eles: o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O município de Barro Preto/BA em 2017, iniciou uma força tarefa no sentido de implantar o SISAB/e-SUS AB na modalidade PEC, com intuito de uma força tarefa no sentido de implantar a modalidade PEC, com intuito de melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o trabalho dos profissionais.

De acordo com os relatórios disponíveis no e-SUS AB de janeiro a junho de 2017, tínhamos cadastrados 374 domicílios, 781 indivíduos, 3.623 visitas domiciliares, 681 atendimentos individuais, 323 atendimentos odontológicos, 2.751 procedimentos individualizados e 3.621 procedimentos consolidados. Após as oficinas e implantação de 1 (uma) ESF com PEC e ACS utilizando o aplicativo e-SUS AB Território (tablet), esse número passou para 1.433 domicílios, 3.670 indivíduos, 6.292 visitas domiciliares, 5337 atendimentos individuais, 645 atendimentos odontológicos, 2.878 procedimentos individualizados e 7.623 procedimentos consolidados, no período de julho a dezembro de 2017.

Principal

Maria Gerlane de Souto

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Instituição

Barro Preto

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasemes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 set 2017

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Contracepção Reversível de Longa Ação na política de saúde feminina: aquisição de todos em Maricá – RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento Local e Participativo na Estratégia Saúde da Família no Município de Cachoeirinha/Tocantins
Tocantins
Práticas
Novo modelo de cooperação intermunicipal na região de saúde de São Sebastião do Paraíso(MG)
Minas Gerais
Práticas
Implantação do Espaço de ofertas de Práticas Integrativas e Complemenares em Saúde(Pics) para Trabalhadores, Alunos, Estagiários e Usuários-Ensp/Fiocruz
Rio de Janeiro
Práticas
Conferências Locais de Saúde: Estratégias de Educação Permanente para o Plano Municipal de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
“Uso de Dados do Sisreg Prótese odontológica no Planejamento na Gestão Pública em Fraiburgo Sc”
Santa Catarina
Práticas
Implantação de ferramenta de cadastro e autorização de procedimentos oncológicos em Montes Claros (MG)
Minas Gerais
Práticas
Saúde do Trabalhador: Ampliação do Acesso a Assistência, Cuidado, Promoção e Prevenção.
Paraíba