Olá,

Visitante

O E-SUS Ab Como Ferramenta Potencializadora da Atenção Básica do Município de Barro Preto/Ba.

ObjetivosApresentar a potencialidade e-SUS AB/PEC na atenção, no cuidado e na qualidade das informações em saúde da AB do município de Barro Preto.MetodologiaA priori foi realizado um levantamento no e-SUS AB e percebeu sistema estava praticamente zerado, e as informações não condiziam com a realidade local. Foram realizadas 3 (três) reuniões com a equipe gestora e apresentado a importância da informação em saúde gerada no contexto da AB, realizamos um levantamento dos custos e equipamentos/matérias necessários para as duas modalidades, percebendo que o PEC a longo prazo seria mais econômico, além de otimizar o trabalho dos profissionais, devido a diminuição de formulários. Segue para definição das estratégias para implantação e foram realizadas 8 (oito) oficinas, um dia para cada categoria profissional. Em setembro de 2017, iniciamos com uma ESF piloto e com os ACS em uso dos tabletes.

Com o intuito de reestruturar as informações da APS, em 2013 o Ministério da Saúde instituiu o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB, passando a ser o sistema de informação vigente da Atenção Básica- AB, substituindo o SIAB. O SISAB, tem o e-SUS AB, como uma estratégia que faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, que tem como objetivo melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o uso das informações produzidas no âmbito da AB. O e-SUS AB é composto por dois softwares para a captação de dados, sendo eles: o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O município de Barro Preto/BA em 2017, iniciou uma força tarefa no sentido de implantar o SISAB/e-SUS AB na modalidade PEC, com intuito de uma força tarefa no sentido de implantar a modalidade PEC, com intuito de melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o trabalho dos profissionais.

De acordo com os relatórios disponíveis no e-SUS AB de janeiro a junho de 2017, tínhamos cadastrados 374 domicílios, 781 indivíduos, 3.623 visitas domiciliares, 681 atendimentos individuais, 323 atendimentos odontológicos, 2.751 procedimentos individualizados e 3.621 procedimentos consolidados. Após as oficinas e implantação de 1 (uma) ESF com PEC e ACS utilizando o aplicativo e-SUS AB Território (tablet), esse número passou para 1.433 domicílios, 3.670 indivíduos, 6.292 visitas domiciliares, 5337 atendimentos individuais, 645 atendimentos odontológicos, 2.878 procedimentos individualizados e 7.623 procedimentos consolidados, no período de julho a dezembro de 2017.

Principal

Maria Gerlane de Souto

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Barro Preto

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasemes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 set 2017

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Interface Ensino-Serviço na Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) e Agentes de Controle de Endemias (Ace) em Porto Seguro-Ba.
Bahia
Práticas
Matriciamento como forma de ampliação do acesso dos usuários de Mateus Leme (Mg) às especialidades médicas
Minas Gerais
Práticas
Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.
Minas Gerais
Práticas
Benefícios da Implementação do Fornecimento de Fórmulas e Suplementos Através o Serviço de Atenção Domiciliar (Sad)
Minas Gerais
Práticas
O Projeto Terapêutico Singular-Pts: Dispositivo do Cuidado Integral e Construção de Vínculos Entre Usuários, Equipes de Saúde, Redes de Atenção À Saúde e Apoio Matricial
Paraíba
Práticas
Apoio Matricial: uma Forma de Fazer Saúde. Fortalecendo a Atenção Básica
Espírito Santo
Práticas
Plano Regional Integrado 2018 – 2019: um relato da experiência de construção na 18ª Cres – Iguatu
Ceará
Práticas
Resultados exitosos na ESF Alcides Peixoto, Crato (CE): relato de experiência no desenvolvimento de projetos prioritários
Ceará
Práticas
Desburocratizando a marcação de consultas e exames por meio de uso de sistema de registro
Pernambuco