Olá,

Visitante

Movimente-Se com a Música e a Dança – Ação Produtora de Vidas da Terceira Idade

Categoria não especificada

O crescente número de idosos no Brasil e no mundo é uma realidade, e em Santos este quadro não é diferente. A pirâmide etária invertida leva a novos olhares sobre o envelhecimento que passa a ser visto como fase de muitas possibilidades de aprendizagem envolvendo dimensões psicológicas, influenciadas por fatores que contribuem para a percepção de aspectos subjetivos que irão determinar o enfrentamento e a qualidade de vida do idoso. Ações relativas a atividades sociais que facilitem e promovam formação de grupos de idosos, que estimulem uma vida associativa e saudável por meio de atividades recreativas, físicas e culturais, são contribuições cujos efeitos vão além da manutenção da capacidade funcional, melhorando também outras esferas da saúde, entre a elas a depressão (Baptista ET AL, 2006). É neste caminho de buscar novas estratégias para o enfrentamento do processo de envelhecimento com vistas à integralidade do cuidado e respeitando a singularidade de cada indivíduo, que nasceu o Programa Movimente-se com a Música e com a Dança (PMMD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como objetivo a promoção da Saúde por meio da Dança Sênior (DS). O PMMD foi idealizado em 2008 a partir da experiência realizada com munícipes do Programa para Hipertensos e Diabéticos da Unidade Básica de Saúde Bom Retiro (UBS-BR). Diante da constatação de que grande parte dos usuários desse programa se tornou assíduo nos grupos após terem incluído a DS no início dos encontros, os profissionais envolvidos apostaram na DS como uma ação promotora de saúde com grande potencial de aderência pelos usuários e estruturaram o “MOVIMENTE-SE COM A MÚSICA E COM A DANÇA” como um programa do Município a ser expandido para outras unidades de saúde, o que aconteceu progressivamente ao longo dos anos seguintes, com ótimos resultados. A DS, que no âmbito da saúde é considerada uma prática terapêutica e integrativa, trabalha as vertentes espacial

Descrever e expandir o Programa MOVIMENTE-SE COM A MÚSICA E A DANÇA – AÇÃO PRODUTORA DE VIDAS DA TERCEIRA IDADE (PMMD), visando promoção de saúde para idosos usuários do SUS do município de Santos/ SP na perspectiva da integralidade do cuidado.

Ao investir no PMMD, utilizando esta prática de saúde integrativa para promover saúde, a SMS, sem dúvida, vem de encontro aos propósitos do Programa Nacional de Saúde do Idoso, que tem como “propósito basilar a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria, ao máximo, da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde dos que adoeceram e a reabilitação daqueles que venham a ter sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir-lhes permanência no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade” (Coordenação Geral dos Direitos dos Idosos, 2012). O PMMD em Santos oferta as ações de prevenção e promoção da saúde de forma lúdica – pelo olhar do usuário, com a responsabilidade técnica dos profissionais envolvidos integrando essas ações de forma natural aos princípios do SUS.

Principal

Gisele Prata Real

KAREN KISS HENKE

A prática foi aplicada em

Santos

São Paulo

Sudeste

Instituição

S

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

N

Conta vinculada

claudia.oliveira@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
O matriciamento de cardiologia e endocrinologia no fortalecimento a atenção à doenças crônicas
Rio de Janeiro
Práticas
A expansão do processo matricial no município de Volta Redonda – uma experiência exitosa
Rio de Janeiro
Práticas
O matriciamento na prevenção e tratamento de feridas no município de Volta Redonda
Rio de Janeiro
Práticas
Trabalho intersetorial no combate a dengue no município de Volta Redonda (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no programa de osteoporose de Penedo – Itatiaia (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação extramuro: estratégia de ampliação de cobertura vacinal contra covid 19 no município de Volta Redonda(RJ)
Rio de Janeiro