Olá,

Visitante

Modelo de Gestão Por Competências, Aproveitando as Qualificações Profissionais e Pessoais na Gestão Participativa

o gerenciamento de profissionais com diferentes formações acadêmicas e perfis de trabalho, torna-se um desafio a gestão, além das habilidades e conhecimentos técnicos individuais, cada profissional possui um diferencial, nem sempre natos de sua formação acadêmica. A gestão dentro de um melhor aproveitamento das qualificações dos profissionais e organização do trabalho em um contexto de planejamento por competências, buscando-se um aproveitamento das qualificações que o profissional realiza com excelência e, dentro desta perspectiva direcionar o trabalho voltado ao aproveitamento destas qualificações, fortalecendo as qualidades individuais, com busca de uma participação efetiva no processo de trabalho e fortalecimento do trabalho em equipe e espírito inovador numa visão de trabalho coletivo e de busca do fortalecimento das ações cotidianas. Nesta iniciativa de gestão buscou-se identificar competências inerentes a cada membro da equipe de trabalho, direcionando uma gestão democrática.

Criar um modelo de gestão com o aproveitamento das qualidades natas dos profissionais e gestores dentro de uma gestão democrática e participativa. ESPECÍFICOS:-Organizar o fluxo de trabalho com maior resolutividade Estimular as qualidades individuais Primeiramente identificamos através de reuniões de planejamento, as qualidades e características dos profissionais. Buscou-se remanejar as funções de acordo com as melhores características individuais, dentro das funções: planejamento, gerenciamento, atendimento e acolhimento, gestão administrativa, supervisão e apoio técnico. Após análise, iniciamos estudo de mudanças, buscamos qualificar os profissionais e melhorar o ambiente de trabalho, e resolver os problemas de relações interpessoais. Avaliamos os resultados após mudanças, iniciou-se reuniões periódicas objetivando que os profissionais deem sugestões de ações para melhoria da qualidade do atendimento e qualificação profissional, com planejamento imediato, a médio e a longo prazo.

Com a efetiva contribuição dos profissionais no processo de trabalho e uma participação mais ativa e efetiva, observou-se uma melhoria da qualidade do atendimento, com os profissionais atuando dentro de funções que mais se assemelham a suas qualidades inerentes a função exercida. Com o planejamento de funções teve-se um estímulo a atuação mais efetiva dos trabalhadores de saúde. Através das trocas de ideias e diálogo conseguiu-se amenizar os problemas de relações pessoais e criar uma visão mais coletiva de trabalho com uma finalidade única de qualificação do atendimento aproveitando as características de gestão, supervisão, planejamento e atendimentos aos usuários SUSConclui-se que a gestão participativa proporcionou uma atuação mais ativa dos profissionais com aproveitamento qualitativo das características técnicas, administrativas e de gestão, e formação de um equipe voltada ao fortalecimento das ações do SUS, com uma visão mais ampla do trabalho individual e coletivo, e um planejamento voltado a buscar potencializar as qualidades e estar atento a um gerenciamento e gestão com ações que devem ser tomadas imediatas e a longo prazo com a participação de todo

Principal

Divaldo De Stefani

divaldostefani@uol.com.br

Coautores

Yusnier Aguilera Pratt, Dayane Fernanda De Melo Cauneto,

A prática foi aplicada em

Tamboara

Paraná

Sul

Instituição

Rua Francisco Isidoro De Oliveira, 655 – Jardim Maringá

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Dayane Fernanda De Melo Cauneto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal