Olá,

Visitante

Março lilás em busca de Marias Barcarena (PA)

Finalidade da experiência: realizar ações de prevenção e promoção de saúde da mulher e ações educativas como forma de apoio ao esclarecimento sobre a prevenção do câncer do colo do útero, as vantagens do diagnóstico precoce, as possibilidades de cura, sobre o prognóstico e a qualidade de vida não só para esse tipo de câncer, como para os demais. Dinâmica e estratégias dos procedimentos utilizados: a dinâmica se deu na abordagem das mulheres na consulta de puericultura dos filhos, no acolhimento da rotina de atendimento das unidades, na consulta odontológica, na ampliação do acesso para a coleta sem restrição de dia e hora de acordo com o funcionamento da unidade, oferta da coleta de preventivo in loco pela equipe volante, com a disponibilização de todos os insumos necessários (maca ginecológica, foco, escadinha, espéculo e equipamentos de segurança), palestras de conscientização, atividades educativas realizadas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A estratégia utilizada foi através da mobilização do agente comunitário de saúde, enfermeiros, médicos, comunidade dos territórios, divulgação em rádios locais, folders, cartazes e a identificação visual na cor lilás com a logo do projeto, em todas as unidades básica de saúde, hospitais, unidade de pronto atendimento, centro de reabilitação, unidade especializada e outros prédios institucionais. Indicadores, variáveis e coleta de dados: foram avaliados os indicadores de morbidade hospitalar, mortalidade de mulheres em idade fértil e o Sistema Nacional de Câncer (SISCAN) e Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). As variáveis foram avaliadas através das amostras de coletas insatisfatórias, de alteração dos resultados e grau da lesão. Os dados foram coletados nos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde (SISCAN, SIH, SIA/SUS), no setor de regulação municipal com a detecção de aumento de exame de colposcopia e cirurgia ginecológica. Observações/avaliação/monitoramento: observou-se a necessidade do fortalecimento das ações no território das Estratégias Saúde da Família (ESFs), consequentemente da rede de atenção à saúde da mulher, para a consolidação da cultura de educação em saúde, como auxílio ao processo de prevenção, a diminuição dos índices de morbimortalidade relacionadas à doença, a erradicação da doença, por fim, o fortalecimento do trabalho intersetorial e interinstitucional dos territórios de atuação. Referente à avalição, destacou-se a consolidação do conceito do trabalho coletivo e preventivo, junto aos profissionais de saúde e usuários, com ênfase na socialização de conhecimentos e práticas, reconhecendo no outro o potencial e se reconhecendo como sujeito do processo, ora como aprendiz, ora como ressignificador do conhecimento. O monitoramento se deu na garantia do acesso das mulheres na oferta do serviço, no resultado do exame em tempo hábil, no diagnóstico precoce e no seguimento do fluxo.

O projeto foi executado via conjunção de esforços da rede de serviços mobilizados pelos profissionais de saúde das Estratégias Saúde da Família (ESFs) a partir da análise dos dados referentes à prevenção, detecção e controle do câncer do colo do útero em seus territórios, localizados na zona urbana e rural do município, incluindo áreas descobertas pelas equipes de ESF. Para tanto, foram realizadas reuniões entre os atores da rede de serviços, mapeamento das localidades ligadas às estratégias desses territórios, a confecção e divulgação da agenda mensal de atendimento nas localidades, além da atuação de uma equipe volante para atender demandas institucionais, sociedade civil organizada e áreas de difícil acesso, monitoramento e avaliação do processo de coleta, envio e recebimento de resultados em tempo hábil, realização de rodas de conversa e busca ativa para o esclarecimento dos benefícios, criação de grupos de mulheres para a discussão permanente sobre a temática e encaminhamento para especialista (médica colposcopista) quando da detecção de alterações neoplásicas.

Desenvolver o março lilás em busca de Marias foi um grande desafio e o principal legado foi a conscientização das mulheres para a importância do exame e, consequentemente, identificação precoce de lesões. O envolvimento da equipe foi fundamental para o sucesso da ação e o apoio da gestão foi a base para a concretização do projeto.

Principal

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

cleise.jane@gmail.com

Coautores

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

A prática foi aplicada em

Barcarena

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Barcarena, PA, 68445-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Eugênia Janis Chagas Teles, Cleise Jane Coelho Gomes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

26 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Programa Viva Melhor Sabendo Jovem São Luis: Enfrentamento pela Formação e Mobilização de Jovens para a Prevenção das Ist`S.
Maranhão
Práticas
Intervenções Educativas com Práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno e Alimentação no Município de São Luís – Ma.
Práticas
Sexualidade na melhor idade: quebrando tabus
Rondônia
Práticas
Prevenção ao Uso de Drogas na Adolescência: Um Relato de Experiência
Goiás
Práticas
Quem Lembra a Vacina Se Protege da Gripe – Festa do Idoso 2013 – Município Pio Ix/Piauí
Piauí
Práticas
Saúde em Evidência – projeto caminhada pela vida
Minas Gerais
Práticas
O Programa Peso Saudável como estratégia de ação para melhora da qualidade de vida dos usuários do SUS
Sergipe
Práticas
Mamãe Seberiense: Grupo de Gestantes Realizado na Atenção Básica no Município de Seberi Rio Grande do Sul.
Rio Grande do Sul
Práticas
Maloca do Conto
Amazonas