Levantamento Situacional das Pessoas com Deficiência nos Territórios das Unidades de Estratégias de Saúde da Família ( Esf’S) e Pac´S.

Categoria não especificada

Atenção Básica (AB) como organizadora e norteadora do cuidado integral do indivíduo, através da atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF’s) e seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), deve facilitar o acesso e organizar o cuidado ao longo dessa rede de assistência em todos os níveis. A notificação e tipologia das pessoas com deficiência dentro dos territórios adstritos ainda não corresponde de modo expressivo à realidade dessa população, quando comparado às pesquisas censitárias.

Fazer o levantamento situacional das pessoas com deficiência nos territórios cobertos pela AB, através das unidades de ESF e UBS com PAC’s,identificando prevalência e perfil sócio demográfico das pessoas com deficiência.

Concluímos que, se o Ministério de Planejamento através de pesquisa censitária(Censo, 2010)registrou uma população quase vinte vezes maior do que a notificada dentro dos territórios adstritos da atenção básica, é impossível acreditar que a saúde com grande cobertura assistencial da população, não consiga investir em um modelo mais eficaz, efetivo e integrador de notificação e registro, para que possa enxergar a real necessidade dessa população excluída pelo sistema

Principal

Negreiros, S.

Boccolini, P. M. M.

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Damião, V. S.

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas