- Direitos Humanos e Equidade em Saúde
Sonia Carvalho Leme Moura Véras
- 07 fev 2018
Atenção Básica (AB) como organizadora e norteadora do cuidado integral do indivíduo, através da atuação das Equipes de Saúde da Família (ESFs) e seus Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), deve facilitar o acesso e organizar o cuidado ao longo dessa rede de assistência em todos os níveis. A notificação e tipologia das pessoas com deficiência dentro dos territórios adstritos ainda não corresponde de modo expressivo à realidade dessa população, quando comparado às pesquisas censitárias.
Fazer o levantamento situacional das pessoas com deficiência nos territórios cobertos pela AB, através das unidades de ESF e UBS com PAC’s,identificando prevalência e perfil sócio demográfico das pessoas com deficiência.
Concluímos que, se o Ministério de Planejamento através de pesquisa censitária(Censo, 2010)registrou uma população quase vinte vezes maior do que a notificada dentro dos territórios adstritos da atenção básica, é impossível acreditar que a saúde com grande cobertura assistencial da população, não consiga investir em um modelo mais eficaz, efetivo e integrador de notificação e registro, para que possa enxergar a real necessidade dessa população excluída pelo sistema
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO