A Programação Anual de Saúde, recorte anual do Plano de Saúde, é o instrumento de planejamento e gestão que atende metas previstas sob a ótica das diretrizes da Lei Nº 141, de 13 de Janeiro de 2012. Diante dos instrumentos de gestão em saúde a monitorar, deve-se buscar com maior freqüência mecanismos inovadores que reflitam sua efetividade, atuando também como indicadores de desempenho da gestão.
Como aprimorar o monitoramento de metas inseridas nas Programações Anuais de Saúde de modo a cada ano produzir resultados mais eficientes? Quais ferramentas são mais efetivas?
Recomendo aos gestores que na elaboração da PAS que além do documento final elaborado, que sejam realizadas rodas de conversas entre os gestores de cada área de modo a identificarem juntos como maximizar o atendimento de metas inseridas nos anos anteriores bem como a ser efetivo na escolha de novas metas. De igual modo, havendo a possibilidade de investir em tecnologias para a captação e cruzamentos de dados, que seja tomado como prioridade, pois isso permite a gestão a tomar decisões mais assertivas e confiáveis.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO