Olá,

Visitante

Inserção da Acupuntura na Atenção Básica Como Tratamento Terapêutico Complementar das Doenças Crônicas

O município de Pompéia-SP, com o objetivo da intensificação na prevenção, promoção e reabilitação da saúde com o tratamento alternativo e complementar para os pacientes de doenças crônicas, iniciamos a experiência em abril de 2015 com o tratamento alternativo como forma terapêutica e complementar em todas as unidades básicas com o apoio do Programa de Melhoria da Qualidade na Atenção Básica PMAQ. Realizamos o levantamento das principais doenças atendidas sendo, dores musculoesqueléticos, cefaleias e transtorno de ansiedades, predominantemente as dores crônicas elevavam os atendimentos de consultas médicas em torno de 85% englobando a distribuição de medicamentos e encaminhamentos secundários. Elaboramos um protocolo para direcionar os profissionais e rastrear as necessidades e organizar fluxos de atendimentos, proporcionando acesso ao serviço. As unidades de saúde iniciaram com trabalhos em sala de espera e programas como saúde da mulher, homem e DCNT entre outras através da equipe enfermagem e multidisciplinar. Os Agentes Comunitários de Saúde nas visitas diárias orientam sobre o programa e a seus benefícios na qualidade de vida. As agendas foram selecionadas para os atendimentos em horário diferenciados para garantir maior adesão e diminuir os faltosos. O horário estabelecido ficou sendo das 16 às 20 horas no espaço físico das unidades básicas de saúde. Os pacientes que iniciaram o acompanhamento durante as primeiras sessões relataram a melhora das dores e a diminuição dos medicamentos, sendo nas ultimas 10 seções cessaram o uso dos medicamentos, voltaram a exercer atividades simples do dia a dia como varrer, lavar, caminhar, entre outras, com a avaliação final do tratamento pontuando de 0 a 10 como 10, atingindo a melhoria da qualidade de vida. Os médicos clínicos das unidades básicas foram essenciais para o bom desenvolvimento da experiência, como instrumento de acompanhamento e reavaliação dos pacientes e suas queixas.

Prevenção, promoção e reabilitação da saúde com o tratamento alternativo e complementar para os pacientes de doenças crônicas, após o levantamento das principais doenças atendidas sendo, dores musculoesqueléticos, cefaleias e transtorno de ansiedades, predominantemente as dores crônicas.

Com os resultados apresentados adquirimos credibilidade na classe medica transformando como aliados no tratamento alternativo e proporcionando atividades complementares sem uso de medicamentos aos pacientes. A experiência inovadora citada demonstrou para a equipe e pacientes a melhora da qualidade de vida e busca de atividades complementares na saúde publica como prevenção, promoção e reabilitação a saúde, sendo motivadora e gratificante, reinserindo o paciente nas atividades básicas, voltando a sua rotina com auto estima elevada e qualidade de vida, demonstrando a efetividade e resolução na atenção básica.

Principal

Naiellen Cristina Jotta Ferreira - Alessandra Lima Toledo Alvares

enfermagem@dhspompeia.com

A prática foi aplicada em

Pompéia

São Paulo

Sudeste

Rua Dr. José de Moura Resende, 572, Caixa Postal n° 1.

Uma organização do tipo

Instituição privada

Foi cadastrada por

Naiellen Cristina Jotta Ferreira - Alessandra Lima Toledo Alvares

claudia.oliveira@fiocruz.br

03 fev 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção em Saúde Mental: A Experiência de um Caps-Ad na Região dos Caétes
Pará
Práticas
O cuidado da saúde nos terreiros de religiões de matriz africana, do Vale do Rio do Sinos, pelo uso de plantas medicinais e litúrgicas: um patrimônio cultural e natural
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da aromaterapia na redução da medicalização no tratamento da hipertensão
Espírito Santo
Práticas
Benefícios da Terapia Floral para o Equilíbrio de Questões Emocionais
Espírito Santo
Práticas
Retomada da Prática de Yoga Como Forma de Promoção À Saúde Após o Advento da Vacinação para Covid 19
Santa Catarina
Práticas
Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde
Amazonas
Práticas
Práticas Integrativas e Complementares Como Forma de Cuidado Aos Profissionais da Saúde no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Hipnoterapia
Santa Catarina
Práticas
Plantas Medicinais Aromáticas e Aromaterapia
Santa Catarina
Práticas
Programa Coração Saudável
Paraíba