Olá,

Visitante

Importância da Territorialização no Contexto do Planejamento em Saúde: Relato de Experiências das Esf de Caracol

Finalidade da experiência

No Brasil, por determinação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a atenção primária é realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo a Saúde da Família uma estratégia prioritária, com capacidade para organizar e atender a um público-alvo representado, em síntese, por um conjunto de famílias agregadas geograficamente (FARIA, 2013). Conforme Calixto

A reestruturação das equipes da ESF e o redesenho do território representam estratégias viáveis e resolutivas, exigindo o empenho tanto da gestão, quanto dos profissionais da Atenção Básica. Dessa forma, a presente intervenção trouxe resultados positivos na reorganização do processo de trabalho das equipes. A elaboração do presente trabalho permitiu a identificação dos principais entraves voltados às ações das equipes da ESF do município. Além disso, possibilitou a implantação da atenção à saúde, por meio da reorganização da estrutura física e das equipes, bem como do redesenho do território. Essas intervenções ocorreram através do empenho de todos os profissionais e da gestão, buscando atender efetivamente a proposta da PNAB. Os resultados apresentados demonstram melhorias nas formas de ofertas de cuidados a clientela, no entanto, existem ainda muitos aspectos a serem refletidos e potencializados acerca da ESF, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Principal

Nadieli Leite Neto de Alvarenga

smscaracol@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Caracol

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Instituição

Rua Duque de Caxias, nº: 221 – Centro.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Nadieli Leite Neto de Alvarenga

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

12 dez 2016

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratificação de Pacientes Ambulatoriais Através de Rotas Permite Que Pacientes em Situação de Risco Não Fiquem Esquecidos na Linha de Cuidados Ambulatoriais.
Paraná
Práticas
Cuidar e Acolher Um Sonho Possível
Sergipe
Práticas
Digite Saúdeeste Portal de Saúde Alinha de Forma Interativa, Gestores, Provedores, Médicos e Usuários Permitindo Alto Impacto e Grande Alcance, Melhorando a Coleta de Dados e os Resultados obtidos.
São Paulo
Práticas
Comunicare – Redes Temáticas
Minas Gerais