Olá,

Visitante

Importância da avaliação da acuidade visual em escolares da rede municipal de Porto Seguro

Finalidade da experiência: identificar precocemente alterações oftalmológicas nos escolares, viabilizando melhor adesão ao ensino e aprendizagem.

O Programa Saúde na Escola (PSE) propõe que as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular realizadas no espaço escolar sejam parte integrante da rotina das equipes de saúde e educação. Essas ações têm como foco a identificação, o mais precoce possível, de agravos à saúde por meio de um olhar cuidadoso e singular. O PSE também preconiza que a continuidade do cuidado, quando necessária, seja compartilhada entre as equipes. A aferição da acuidade visual pode ser realizada sem a necessidade de equipamentos avançados, por meio da tabela de Snellen, a partir de 5 anos. Consiste em uma avaliação inicial que busca identificar, no educando, a existência de problemas de refração que necessitarão de uma consulta com o oftalmologista. Na avaliação de acuidade visual com o teste de Snellen o material a ser utilizado é: escala de Snellen, lápis preto para apontar os optotipos (letras), giz ou fita adesiva, cartão oclusor, cadeira, fita métrica ou barbante e impresso para a anotação dos resultados. A Escala de Snellen deve ser colocada numa parede a uma distância de cinco metros da pessoa a ser examinada. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), essa avaliação pode ser realizada por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem, professores, alfabetizadores ou por qualquer outra pessoa, desde que adequadamente qualificada.

A experiência vivenciada no período da triagem dos escolares, bem como durante o acompanhamento na consulta ocular foi de grande importância, uma vez que a educação e socialização da criança estão inseridas e interligadas às ações de promoção em saúde, assumindo um papel decisivo na prevenção e detecção precoce de deficiências oculares como melhores recursos para o combate a visão subnormal feitas na infância. Os resultados obtidos e observados na experiência ressaltam a importância de campanhas para a detecção e prevenção dos problemas visuais, justificando a realização da iniciativa do programa saúde na escola com avalição da acuidade visual como promoção da saúde ocular.

Principal

Rayanne Silva Benfica

Coautores

Rayanne Silva Benfica

A prática foi aplicada em

Porto Seguro

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Porto Seguro

R. Alfredo Dutra, 01 - Porto Seguro, BA, 45810-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rayanne Silva Benfica

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

28 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba