Finalidade da experiência: identificar precocemente alterações oftalmológicas nos escolares, viabilizando melhor adesão ao ensino e aprendizagem.
O Programa Saúde na Escola (PSE) propõe que as ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular realizadas no espaço escolar sejam parte integrante da rotina das equipes de saúde e educação. Essas ações têm como foco a identificação, o mais precoce possível, de agravos à saúde por meio de um olhar cuidadoso e singular. O PSE também preconiza que a continuidade do cuidado, quando necessária, seja compartilhada entre as equipes. A aferição da acuidade visual pode ser realizada sem a necessidade de equipamentos avançados, por meio da tabela de Snellen, a partir de 5 anos. Consiste em uma avaliação inicial que busca identificar, no educando, a existência de problemas de refração que necessitarão de uma consulta com o oftalmologista. Na avaliação de acuidade visual com o teste de Snellen o material a ser utilizado é: escala de Snellen, lápis preto para apontar os optotipos (letras), giz ou fita adesiva, cartão oclusor, cadeira, fita métrica ou barbante e impresso para a anotação dos resultados. A Escala de Snellen deve ser colocada numa parede a uma distância de cinco metros da pessoa a ser examinada. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), essa avaliação pode ser realizada por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem, professores, alfabetizadores ou por qualquer outra pessoa, desde que adequadamente qualificada.
A experiência vivenciada no período da triagem dos escolares, bem como durante o acompanhamento na consulta ocular foi de grande importância, uma vez que a educação e socialização da criança estão inseridas e interligadas às ações de promoção em saúde, assumindo um papel decisivo na prevenção e detecção precoce de deficiências oculares como melhores recursos para o combate a visão subnormal feitas na infância. Os resultados obtidos e observados na experiência ressaltam a importância de campanhas para a detecção e prevenção dos problemas visuais, justificando a realização da iniciativa do programa saúde na escola com avalição da acuidade visual como promoção da saúde ocular.
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