Olá,

Visitante

Implantação do prontuário eletrônico em 100% das unidades de saúde da família

O Ministério da Saúde vem investindo na implantação do e-SUS AB, estratégia para reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde e o município aderiu utilizando a versão PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão). Participamos de todos os momentos oportunizados, no sentido de conhecermos a proposta que acreditávamos ser importante ferramenta, para a qualificação do cuidado desenvolvido pela Atenção Básica. A vontade política foi fundamental para que pudéssemos investir na implantação do Prontuário Eletrônico em 100% das Unidades da Estratégia Saúde da Família. A partir da disponibilização da ferramenta realizamos uma ampla discussão entre Gestor Municipal, Coordenadores das Áreas Técnicas e Conselho Municipal de Saúde para melhor apropriação do Sistema e dos diversos Cenários de Implantação da proposta. Foram realizados testes no e-SUS treinamento para que pudéssemos melhor conhecer a ferramenta e planejar de forma mais adequada a sua implantação. Cadastramos 100% dos usuários e famílias no e-SUS PEC/CDS. Foram realizadas diversas reuniões com Equipes de Atenção Básica para apresentação da estratégia estimulando-as em sua utilização e aceitação. Iniciamos a implantação do sistema em unidade Piloto, mas com o fim do Sistema de Informação da Atenção Básica, prevista para janeiro de 2016, ampliamos a sua implantação para todas as USFs. Realizamos treinamento com todos os profissionais da Atenção Básica. Permanentemente buscamos parcerias para discussão das dificuldades vivenciadas e estratégias capazes de superar os problemas identificados. Apoiamos os municípios de nossa região de Saúde na utilização do e-SUS, através de treinamentos e discussões no Grupo Técnico Regional de Atenção Básica estruturadas através da Comissão Intergestora Regional. Atores envolvidos: gestor municipal, Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Saúde Bucal, Coordenação da Tecnologia da Informação, Equipes de Saúde da Família, Coordenação de Vigilância em Saúde, Coordenação de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança. Período de realização: a partir de 2014 iniciamos o cadastramento dos usuários e famílias no sistema e até hoje permanecemos com estratégias de melhoria de sua utilização. Dificuldades: Os relatórios ainda são insuficientes não permitindo a sua utilização para acompanhamento dos indicadores de saúde.

Necessidade de apropriação e implantação do prontuário eletrônico em 100% das unidades da Estratégia Saúde da Família, após adesão da versão PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) pelo município de Piraí.

Manter a discussão com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e outras instituições que possam qualificar a ferramenta e integrá-la aos diversos outros sistemas de informação diminuindo o retrabalho e qualificando a informação. Contribuir na implementação dos atributos da Atenção Básica.

Principal

Rosane de Souza Silveira, Albanéa Baylão Trevisan

hozane@bol.com.br

Coautores

Rosane de Souza Silveira, Albanéa Baylão Trevisan

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Piraí (RJ)

Rua Moacyr Barbosa - Quatro de Abril, Piraí - RJ, 27175-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosane de Souza Silveira - Albanéa Baylão Trevisan

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A utilização de planilha de perfil epidemiológico de território facilitando e proporcionando qualidade ao trabalho dos agentes comunitários de saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Apoio Digital e Fisioterapia Pós-Avc: Facilitando o Tratamento Individual
Rio de Janeiro
Práticas
IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SAÚDE DIGITAL
Rio de Janeiro
Práticas
J154: Ferramenta facilitadora do processo de trabalho da rede protetiva
São Paulo
Práticas
A implantação e manutenção de um sistema de informação na gestão pública: desafios da informatização na saúde
Rio Grande do Sul
1 / 512345