Olá,

Visitante

Implantação do Monitoramento e Avaliação da Qualidade das Informações na Atenção Primária do Município de Tocantinópolis-To

Foram realizadas as seguintes ações: Nomear um coordenador para o PMAQ, elencar 10 indicadores dentre esses os de interesse da Atenção Básica, com ênfase nos já pactuados, monitorar e avaliar, divulgar e fomentar estratégicas no uso dos resultados para planejamento das ações de saúde.A implementação do monitoramento e avaliação contou com 10 equipes da estratégia saúde da família (Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Odontólogos, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde), sendo 08 urbanas e 02 rurais, o NASF (Fisioterapeuta, Farmacêutico, Nutricionista, Assistente Social e Educador Físico). Tendo como suporte as seguintes Coordenações: PMAQ, Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, e Vigilância Sanitária.O monitoramento e avaliação foi realizado bimestralmente (06) no ano de 2015.

Com o objetivo de monitorar e avaliar a implantação e os resultados através do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), o relato dessa prática no âmbito do município de Tocantinópolis-TO, é alvo desta experiência.

Na experiência relatada, pôde-se observar que os profissionais das equipes de Saúde da Família desenvolveram um olhar voltado para o território, como espaço dinâmico, e em constante processo de mudança, cujas características se refletem na situação de saúde, da comunidade, que também está em constante transformação. Esse novo olhar, em torno do qual muito se discute, constitui atribuição de todos os integrantes das equipes de Saúde da Família e necessita ser visto com lentes de aumento.Observou-se que os profissionais tiveram oportunidade de discutir entre si os indicadores, compartilhando conhecimento teórico e prático, bem como considerar de extrema importância. Essa avaliação, indicando que a mesma irá contribuir para a instituição de mudanças importantes nas práticas locais de saúde.

Principal

Maria da Conceição Marinho de Farias Rêgo

ceica61@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Tocantinópolis

Tocantins

Norte

Instituição

Rua Rio Branco, s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria da Conceição Marinho de Farias Rêgo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro