Olá,

Visitante

Impacto do Uso Dos Sistemas de Informação em Saúde Pública – Ações de Imunização

Categoria não especificada

O projeto buscou estudar sobre o importante uso do computador e da informática em atividades diárias, a melhora significativa dos registros dos dados em saúde da população, em especifico dados vacinais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de busca em sites governamentais: DATASUS, CDS e PEC; sobre Vacinação uma comparação de dados vacinais do ano de 2021-2022, contendo registro doses de vacina tais quais pertencentes ao PNI (Programa Nacional de Imunização), constatou-se que o computador e a informática auxiliavam na organização e planejamento da rotina, permitindo a otimização do trabalho, tornando não só mais ágeis os atendimentos, como também mais qualificados, seguros e apropriados. Entretanto, essas ferramentas estavam limitadas por motivos técnicos e operacionais.

A Problemática em que se encontrava o município era os registros tardios das informações pois, eram registrados em papel pelos profissionais dos postos de saúde enviados em envelopes para sede da secretaria de saúde para registro, fazendo com que as coberturas vacinais do município de Palmeirais para registro em sistemas governamentais se apresentassem sempre em queda. Fortalecidos com os dados da pesquisa ImunizaSUS buscamos ter como base os dados de registro das coberturas vacinais e comparar o antes e depois do uso da estratégia da informatização nas salas de vacina e vacinação extra muro do município. No qual vimos a experiência exitosa dessa estratégia, podendo assim identificar em quais aspectos ainda há que se melhorar. Resultados Imunizações – Cobertura – Brasil Coberturas Vacinais por Região segundo Município Município: 220750 PALMEIRAIS Ano: 2021 Município Total 220750 PALMEIRAIS 33.037 Município 2 Região Nordeste Total Total 33,04 33,04 220750 PALMEIRAIS 33,04 33,04 Imunizações – Cobertura – Brasil Coberturas Vacinais por Região segundo Município Município: 220750 PALMEIRAIS Ano: 2022 Município Total 220750 PALMEIRAIS 57.692 Município 2 Região Nordeste Total Total 57,69 57,69 220750 PALMEIRAIS 57,69 57,69 Dado retirado em 10/04/2023 do DATASUS

Este estudo possibilitou uma reflexão sobre o uso da informática na APS, demonstrando a necessidade de mudanças nos serviços para os profissionais desenvolverem seus registros de forma adequada. Referente às limitações encontradas nessa pesquisa, destacaram-se a coleta de dados realizada por meio de sites do Governo. O uso da informática e do computador para planejamento da assistência de enfermagem, bem como da organização dos serviços na sala de vacina, a informatização pode aumentar a segurança do paciente, sendo que a função mais utilizada diz respeito ao monitoramento de desempenho dos serviços e planejamento das ações de saúde. Pesquisa feita em uma UBS ressaltou que todos os profissionais utilizavam sistemas informatizados nas atividades, o que agilizava a rotina, contribuía para melhora da assistência e comunicação entre a equipe, e, além disso, o PEC pôde ser utilizado como ferramenta para planejamento e gerenciamento, por meio dos relatórios fornecidos pelo sistema. Mediante o exposto, dados coletados apontam que a modernização desenvolve a automação dos processos, predispõe relatórios fidedignos para apoiar a gestão, propicia o despacho assertivo de imunobiológicos, realiza a restauração dos registros e ainda promove armazenamento de referências sobre as comunidades, o que pode ser compartilhado pelos diferentes profissionais que realizam a assistência em saúde. O PEC utilizado como um acervo informatizado do estado de saúde dos cidadãos, que dispensa registro em papel, é acondicionado e conduzido em inteira confidencialidade – pois é acessível apenas ao usuário autorizado por intermédio de login e senha, ainda possibilita a organização dos dados automaticamente por tipos de atendimentos e datas, viabilizando acessos retrospectivos de maneira ágil.

O uso do computador faz parte da rotina dos serviços e dos profissionais, sendo utilizado na organização e no planejamento das ações, permitindo a otimização do trabalho, tornando não só mais ágeis os atendimentos, como também com maior qualidade, segurança e resolutividade, entretanto, está limitado a alguns motivos técnicos e operacionais. Contudo, são necessários investimentos para ampliação e aprimoramento de infraestrutura e equipamentos, assim como treinamentos, capacitações e conscientização dos profissionais para o uso.

Principal

SUIANNE NADJA LIMA DE CARVALHO

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba