Olá,

Visitante

Grupo de Encontro como Forma de Empoderamento Feminino na Sociedade

o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) percebendo a necessidade de empoderamento feminino e maior inclusão das mulheres na sociedade moderna desenvolveu um grupo de apoio, “Mulheres Empoderadas” que tem como objetivo proporcionar um espaço terapêutico para elas expressarem seus sentimentos e compartilhar com outras mulheres experiências relativas ao seu viver em sociedade. Mais que garantir o empoderamento e acolhimento dessas mulheres o intuito do grupo é desenvolver um trabalho mais sistemático envolvendo a equipe de saúde da Família (ESF), e demais profissionais na atenção e cuidado a essas mulheres. Tendo em vista o aumenta da violência contra a mulher, ouvindo-se muito falar sobre o Feminicídio que é o assassinato de mulheres pela condição de ser mulher, o termo que se refere a crime de ódio contra mulheres, justificado por uma historia de dominação da mulher pelo homem e estipulado pela impunidade e indiferença da sociedade e do estado.

Capacitar e conscientizar a mulher para exercer seu papel e seus direitos na sociedade moderna, através da construção da auto-estima e do seu empoderamento. Auxilia as mulheres a partilhar experiências subjetivas como uma forma de empoderar outras m as participantes do grupo foram convidadas pelos agentes comunitários de saúde do município. Os métodos utilizados durante o desenvolvimento do grupo foram roda de conversa, aplicação de questionários e palestras com profissionais de diversas áreas. A Técnica psicológica utilizada foi a Teoria Cognitiva Comportamental e o uso da Metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire.

o grupo teve início em setembro de 2018, com 15 participantes, sob a coordenação do NASF. Os encontros eram quinzenais com a duração de 50 minutos, acontecendo às terças-feiras no inicio da manhã. Através de um espaço terapêutico que objetivava a troca de saberes e experiências entre as participantes, constatamosatravés da análise dos resultados dos questionários aplicados e da maior participação no grupo, que as integrantes tiveram maior autonomia, melhora da auto-estima, e uma maior reflexão acerca do seu papel na sociedade, sendo gerados sentimentos positivos que venham auxiliar em seus processos interpsiquicos e interpessoais,facilitando a tomada de decisão e controle dos seus medos, anseios que podem surgir na vivência em sociedade.Através dos encontros, foi possível visualizarmos as transformações na vida das mulheres acolhidas pelo grupo, sendo notável a conscientização dessas sobre seu papel em sociedade. Se mostraram mais capazes e confiantes para enfrentar as adversidades da vida, bem como impor seus desejos frente às mudanças socioculturais. A sensibili zação ao empoderamento ocorreu a partir do fato de perceberem que podem ser autônomas e que as mudanças ocorrem a partir delas mesmas e que a união era essencial.

Principal

Nayane Andradesesaudecanaa2@Gmail.Com

nayannesandrade@gmail.com

A prática foi aplicada em

Canaã

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Av. Pedro Lopes Dias

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Ivanir Miranda Duarte

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Horticultura Como Recurso de Reabilitação Psicossocial dos Pacientes do Capsad de Ponta Grossa
Rio Grande do Sul
Práticas
Vigilância da Febre Amarela: Monotoramento Rápido da Cobertura Vacinal Contra Febre no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância das Síndromes Febris Agudas
Práticas
A Redução da Mortalidade Infantil no Município de Guarujá-Sp
São Paulo
Práticas
Promovendo e Fazendo a Saúde do Homem no Território
Tocantins
Práticas
Elaboração Coletiva de Um Guia Prático de Diluição de Medicamento Intravenoso Adulto
Rio de Janeiro
Práticas
Experiências no Enfrentamento da Febre Amarela no Município de Valença em 2018, os Desafios Ante Principais Peculiaridades do Município, Problemas e Desafios da Gestão Local de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
“Implementação do Programa Seja Bem Vindo – Visita Aberta no Hospital de Pronto Socorro Canoas”
Rio Grande do Sul
Práticas
Ressignificação do processo de adolescer
Minas Gerais