Olá,

Visitante

Gissa – Governança Inteligente em Sistemas de Saúde.

O GISSA é uma plataforma em nuvem que disponibiliza para diversos stakeholders da gestão do sistema municipal de saúde informações contextualizadas e em tempo responsivo visando qualificar e facilitar o processo de tomada de decisão. A solução faz isso através da coleta de dados que já estão presentes em bases obrigatórias para todos os municípios. Após a coleta dos dados, estes são processado e agregados. Em seguida, são aplicados mecanismos inteligentes, disponibilizando dashboards, relatórios e alertas para os usuários tanto via Web quanto em Apps mobile. Além disso, a plataforma permite que novas bases de dados e a conexão com mecanismos de predição e detecção de contexto(Inteligência Artificial), a exemplo de uma inferência de risco clínico e social para óbito materno e infantil. O GISSA possui uma visão ampliada da gestão, levando em conta da gestão desde de aspectos epidemiológicos a financeiros e normativos.

As principais bases de dados de saúde dos municípios brasileiros não se comunicam entre si, além disso, são arcaicas, oferecendo poucos subsídios para a tomada de decisão de gestores e profissionais. Dessa maneira, não é possível cruzar facilmente dados a exemplo de condições de nascimento, óbito, agravos e notificações dificultando ações e o planejamento da saúde municipal. Houve também uma grande mudança na penetração das soluções digitais, principalmente a democratização dos smartphones e o sistema de saúde não acompanhou essa mudança. Assim, no SUS há um problema geral de acesso à informações de maneira móvel em tempo hábil. As soluções de TI também não contextualizam os dados e nem procuram alertar a gestão de quando há baixa performance de indicadores. Além disso, não são gerados relatórios de que pacientes têm maior risco de complicações clínicas, o que permitiria uma ação preventiva.

O GISSA tem potencial de impactar todos os 5.570 municípios, pois todos utilizam as mesmas bases de dados padronizadas pelo ministério da saúde como SIM, SINASC, SINAN, CNES e E-SUS. Além disso, a maior parte da instalação da solução pode ser feita remotamente pelos técnicos de TI já que se tratam de ferramentas de captura de dados que funcionam localmente nas secretarias e exportam os dados para a nuvem do GISSA. Assim, diversos indicadores como condições de nascimento, óbito, doenças de notificações compulsórias entre outros, já podem ser acompanhados pelos usuários. A partir dessas informações contextualizadas é possível que a gestão tome uma ação preventiva em relação a saúde pública. Cerca de 40% dos óbitos infantis e neonatais evitáveis no Brasil, estão relacionados à inadequação da atenção à gestação. O GISSA proporciona o acompanhamento em tempo real de um conjunto de atividades que objetiva promover a saúde da gestante e do feto, identificando riscos do período gestacional e apresentando possibilidades para melhor tomada de decisão.

Principal

Instituto Atlântico

moreto@atlantico.com.br

A prática foi aplicada em

Ceará

Nordeste

Instituição

Tauá

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Daniel Andrade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro