Olá,

Visitante

Gincana Saúde na Escola: Saberes em Ação, uma Integração Entre Teoria e Prática.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O projeto teve como proposta conscientizar os alunos por meio de ações relacionando a teoria e a prática, voltadas para avaliação da acuidade visual, higiene corporal, bucal, alimentação saudável e atividade física. As informações transmitidas e as ações executadas tiveram como principal finalidade minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde dos alunos no referente aos tópicos em tema, além de envolvê-los e motivá-los para a prática sistemática de hábitos saudáveis.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:Foram executadas as seguintes atividades:1.

Atualmente a escola tornou-se um centro de multiplicação de informações e para tanto, é importante que o aluno seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças, ela representa qualidade de vida, sendo assim, a higiene corporal, a alimentação saudável e atividade física é tratada como condição para uma vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal, alimentação saudável e uma vida mais ativa tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. Dessa forma, é fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Em se tratando de educar para higiene, alimentação saudável e atividade física, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que saber seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Principal

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

sandlopes4@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Rua Volmir Taborda Câmara, 395/E

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

Conta vinculada

09 mar 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba
Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins
Práticas
Atenção Domiciliar: a Integralidade do Cuidado Promovendo Saúde e Prevenindo Agravos
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência da Atenção Especializada em Saúde da População Trans no Município de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Modelos Assistenciais em Saúde: Desafios e Perspectivas
Rio Grande do Sul
Práticas
A Ótica do Cuidado: Relato de Experiência Sobre o Projeto olhar Brasil Realizado no Município de Vassouras – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde a Partir do Resgate da Ancestralidade de Comunidades em Contexto Rural e Quilombola no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Rede de Atenção com Foco no Cuidado das Pessoas com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj: Contribuição da Coordenação de Saúde Bucal.
Rio de Janeiro
Práticas
Protocolo para o Cuidado odontológico dos Pacientes com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde