Olá,

Visitante

Gincana Saúde na Escola: Saberes em Ação, uma Integração Entre Teoria e Prática.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O projeto teve como proposta conscientizar os alunos por meio de ações relacionando a teoria e a prática, voltadas para avaliação da acuidade visual, higiene corporal, bucal, alimentação saudável e atividade física. As informações transmitidas e as ações executadas tiveram como principal finalidade minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde dos alunos no referente aos tópicos em tema, além de envolvê-los e motivá-los para a prática sistemática de hábitos saudáveis.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:Foram executadas as seguintes atividades:1.

Atualmente a escola tornou-se um centro de multiplicação de informações e para tanto, é importante que o aluno seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças, ela representa qualidade de vida, sendo assim, a higiene corporal, a alimentação saudável e atividade física é tratada como condição para uma vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal, alimentação saudável e uma vida mais ativa tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. Dessa forma, é fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Em se tratando de educar para higiene, alimentação saudável e atividade física, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que saber seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Principal

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

sandlopes4@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Campos de Júlio

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Volmir Taborda Câmara, 395/E

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 mar 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pse – Programa Saude na Escola: Um Desafio Intersetorial para a Promoção da Saúde Como Garantia de Direito
Rio de Janeiro
Práticas
Liga da Saúde
Mato Grosso
Práticas
Reciclarte – oficina Terapêutica em Saúde Mental Um outro olhar.
Mato Grosso
Práticas
Grupo de Gestantes de São João da Serra-Pi: Cuidado da Gestação ao Nascimento
Piauí
Práticas
Novo Nilo na Medida Certa
Piauí
Práticas
Projeto Dia da Gestante: Nasf de Araçoiaba (PE) fortalecendo o vínculo entre mãe/bebê e o ser no mundo com as UBS do município de Araçoiaba
Pernambuco
Práticas
Programa de Controle do Tabagismo e a Estratégia Saúde da Família em Belo Horizonte: Ampliação da Abordagem Intensiva ao Fumante na Atenção Primária À Saúde
Minas Gerais
Práticas
Cultura de paz: uma experiência intersetorial no município de Abaré (BA)
Bahia
Práticas
O Apoio Matricial do Nasf Como Potencializador da Resolutividade da Aps: uma Experiência a Partir da Microrregulação da Fila de Espera em Fisioterapia
Minas Gerais
Práticas
Projeto alternativo uso racional e/ou redução de benzodiazepínicos (Bzd)
Minas Gerais