Olá,

Visitante

Gincana Saúde na Escola: Saberes em Ação, uma Integração Entre Teoria e Prática.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O projeto teve como proposta conscientizar os alunos por meio de ações relacionando a teoria e a prática, voltadas para avaliação da acuidade visual, higiene corporal, bucal, alimentação saudável e atividade física. As informações transmitidas e as ações executadas tiveram como principal finalidade minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer a saúde dos alunos no referente aos tópicos em tema, além de envolvê-los e motivá-los para a prática sistemática de hábitos saudáveis.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:Foram executadas as seguintes atividades:1.

Atualmente a escola tornou-se um centro de multiplicação de informações e para tanto, é importante que o aluno seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças, ela representa qualidade de vida, sendo assim, a higiene corporal, a alimentação saudável e atividade física é tratada como condição para uma vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal, alimentação saudável e uma vida mais ativa tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. Dessa forma, é fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Em se tratando de educar para higiene, alimentação saudável e atividade física, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que saber seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Principal

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

sandlopes4@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Rua Volmir Taborda Câmara, 395/E

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandrely Souza Lopes,Daniela Frohlich,Lisangel da Silva,Marlei Junges,Romeu Pereira Félix.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 mar 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Escuta Voluntária do Programa Saúde na Escola em Tempos de Pandemia no Município de Campos dos Goytacazes, Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Programa Paripueira Saudável
Alagoas
Práticas
Grupos de convivência apoiados pelo programa de aquisição de alimentos
Acre
Práticas
Estratégia Saúde da Família Promovendo Acesso À Saúde para a População Ribeirinha do Entorno do Bairro Puraquequara em Manaus
Amazonas
Práticas
Programa Saúde na Escola: Alimentando o Sonho de uma Vida Saudável
Pernambuco
Práticas
Mutirões Realizados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) do Município de João Alfredo- Pe
Pernambuco
Práticas
Humanização e ambiência para o binômio mãe e filho: indo além do assistir na atenção primária
Acre
Práticas
Projeto Saude e Meio Ambiente ?Meu Bairro,Minha Casa?Equipe de Saúde da Família Jardim Sofia
Santa Catarina
Práticas
1º Cadastro de Pessoas com Doença Falciforme do Distrito Federal
Distrito Federal
Práticas
Exposição dengue: uma exposição interativa
Rio de Janeiro