Olá,

Visitante

Fortalecimento da Assistência À Saúde dos Usuários Diabéticos e Hipertensos: Relato de Experiência

Este estudo consiste no relato de experiência, com abordagem qualiquantitativo e de caráter descritivo, tendo sido realizado nas 5 Unidades de Saúde da Família do município de Salgado de São Félix, cuja a população é bem diversificada, com áreas rurais e urbanas. A intervenção sistematizada ocorreu em três etapas. Na 1ª etapa foi realizado o treinamento de todas as equipe para o uso de ferramentas e realização de Estratificação de Risco. Nesta etapa as equipes foram niveladas e calibradas, mas respeitando o processo de trabalho de acordo com cada realidade. Esta etapa teve duração 30 h, sendo realizado em um dia por 4 semanas.A 2ª Etapa consistiu da aplicação do treinamento realizado na 1ª etapa por parte das Equipes de Saúde da Família. Sendo iniciado, pelas Visitas Domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, ocorrendo a captação dos usuários, onde a partir desta captação foi realizado o atendimento individual e estratificação de risco, para melhor poder acompanhar este usuário. Além do atendimento individual, as atividades educativas junto com ações preventivas de saúde utilizando o espaço da Unidade e nas redes sociais constituíram ações importantes para chama a atenção da população. Após os primeiros 4 meses foi realizado a avaliação do processo de cuidado, sendo a 3ª etapa que constituiu da elaboração e análise dos indicadores próprios e do Ministério da Saúde que permitiu monitorar as ações e serviços e avaliar seu impacto.

No município de Salgado de São Félix é observado grande incidência de pacientes diabéticos e hipertensos, e número significativo de morbimortalidade associada a estas doenças. O município apresenta uma população estimada de 12.141 habitantes de acordo com o IBGE (2021), sendo em sua maioria rural. A rede de serviços da Atenção Primária é composta de 05 (seis) Unidades de Saúde da Família – USF sendo 02 Unidades de Saúde Localizadas na área Urbana e 03 na área rural, que representa uma cobertura de 100% da população do município em relação a Atenção Primária.Apesar da organização da Atenção Primária à Saúde, foi visto que, ainda que, exista um grande números de usuários diabéticos e hipertensos, a grande maioria não estava em acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família e os que estavam não estava sendo realizado estratificação de risco, sendo agravado pela pandemia de COVID19 que dificultou o acesso dos usuários aos serviços. Estes dados foram corroborados pelos baixos índices dos Indicadores do Previne Brasil no 3º quadrimestre de 2020 e 1º Quadrimestre de 2021. Diante deste quadro, se tornou necessário fazer uma intervenção educativa sistematizada para usuários e os profissionais da saúde, ampliando a percepção da assistência à saúde e da necessidade do autocuidado nesta população. Estas ações de intervenção foram desenvolvidas nas cinco unidades de Saúde da Família, sendo iniciada em Março de 2021, apresentando resultados significativos neste primeiro ano.

Com esta intervenção, foi evidenciado o aumento da assistência aos usuários Diabéticos e Hipertensos através da capacitação da equipe de saúde da família, principalmente com implantação da estratificação de risco e a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão de forma correta. Outro ponto importante e positivo foi a adesão da população aos atendimentos e bom vínculo com os agentes comunitários de saúde.No entanto, o adesão do usuário a tratamentos ainda precisa ser melhorado, bem como ele entender a necessidade do autocuidado. Deve salientar, que os indicadores de morbimortalidade deve ser melhor analisados com a evolução do estudo de intervenção.

Principal

Leilane Micaela Medeiros de Souza

leilanemica@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Salgado de São Félix

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua José Silveira

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leilane Micaela Medeiros de Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba