- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Carlos Alberto Bizarro Rodrigues
- 16 out 2024
Relato da experiência do município com a unificação e auditoria completa no banco de dados do sistema e-SUS APS e treinamento individual e coletivo através das atualizações para os profissionais da Atenção Básica, abordando os registros qualificados com foco nos indicadores do Previne Brasil. Com a utilização de uma ferramenta em parceria com uma empresa contratada, conseguimos prever o ISF do município para evitar a perda de verbas do Previne Brasil e desenvolver atividades e busca ativa dos cidadãos focando em suas condições de saúde.
Localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, o município de São José do Vale do Rio Preto, têm população estimada de 22.032 habitantes e possui 8 equipes de saúde da família que foram informatizadas em meados de 2017. A informatização trouxe muitos benefícios tanto para a população quanto para a gestão, que passou a contar com relatórios e meios de monitoramento das ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família e consequentemente ferramentas para o melhor planejamento das ações de saúde no âmbito da atenção básica. Porém havia grande dificuldade na filtragem e utilização correta dos dados oriundos do sistema e-SUS APS e de realização da analises de desempenho e elaboração de estratégias e planejamento de ações de saúde pública focada na melhoria tanto na qualidade do atendimento à população quanto, a partir do ano de 2020, dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde através do Programa Previne Brasil.Também através do diagnóstico institucional, realizado pela equipe técnica, foram identificadas falhas e falta de padronização no preenchimento dos cadastros e prontuários e a necessidade de capacitação dos profissionais da atenção básica para o correto preenchimento do prontuário eletrônico visando a qualificação das informações e registros mais legíveis e confiáveis no que tange a qualidade dos dados inseridos.
Aos poucos estamos mudando a realidade do município onde boa parte das pessoas com doenças crônicas como a hipertensão arterial e diabetes não faziam acompanhamento continuo e direcionado na rede de atenção básica. Com a falta de relatórios nominais detalhados, a equipe de gestão tinha muita dificuldade para planejar ações e busca ativa destes cidadãos.Da mesma forma, o atendimento à população em geral melhorou muito através da correta leitura dos dados e treinamento/capacitação da equipe para utilização do sistema e-SUS APS.Melhorou a produtividade dos profissionais da atenção básica uma vez que todo este processo resultou em mais pessoas buscando atendimento através das buscas ativas direcionadas.Nosso ISF também está melhorando constantemente com a projeção deste em tempo real facilitando o planejamento de gastos por parte da secretaria uma vez que não teremos os descontos do previne brasil.É de suma importância que o gestor venha a investir em ferramentas e capacitação dos profissionais para trabalhar em conformidade com o Ministério da Saúde e trazer benefícios à população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO