Olá,

Visitante

Farol da Saúde: Monitoramento e Planejamento Estratégico em Saúde no Município de Soledade/Pb

O projeto Farol da Saúde foi elaborado pela Secretária Municipal de Saúde de Soledade/PB, tendo iniciado no ano de 2019, como uma estratégia de melhorar o monitoramento e a avaliação da assistência ofertada pelos serviços do município em tempo hábil, melhorando a tomada de decisão e planejamento estratégico local. O farol consiste em um método de sistematização dos dados em planilha excel onde são alimentados até o dia 05 de cada mês os quantitativos de todos os procedimentos, ações, assistência ofertada, exames, consultas, notificações da vigilância, medicamentos e atividades em geral de modo a ter sempre atualizado um panorama do que está sendo realizado pela saúde. A ideia com a criação do Projeto Farol remete à luz que orienta à medida que possibilita o acompanhamento em tempo oportuno da saúde produzida, permitindo a comparação mensal dos dados bem como o monitoramento e/ou cruzamento com os dados informados e validados nos sistemas de saúde da atenção básica, vigilâncias em saúde, TABNET, e, de maneira importante como controle interno para as ofertas de saúde complementar, consorcio de saúde e rede conveniada. O projeto compreende ainda a reorganização do setor de regulação onde pela ferramenta do google drive são arquivados todas as requisições e documentos dos pacientes organizando as listas de demandas para atendimento pendentes e já reguladas aumentando a credibilidade da Secretária com a população.

Criar um instrumento de controle interno de informação em saúde para monitoramento, avaliação e planejamento estratégico para a gestão da saúde.Objetivos específicos: Comparar mensalmente o quantitativo de procedimentos e ações por setores

Aplicação imediata desta ferramenta para ser mais assertiva a tomada de decisão e monitoramento. Criando, assim, um instrumento interno de informação em saúde para planejamento estratégico para a gestão em saúde. Onde será possível comparar o quantitativo de procedimentos e ações por setores.Analisar em instrumento unificado a evolução ou queda dos números em tempo hábil

Principal

Larissa Correia Moura Ramos

larissamrsaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Instituição

Soledade

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Larissa Correia Moura Ramos

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratificação de Pacientes Ambulatoriais Através de Rotas Permite Que Pacientes em Situação de Risco Não Fiquem Esquecidos na Linha de Cuidados Ambulatoriais.
Paraná
Práticas
Cuidar e Acolher Um Sonho Possível
Sergipe
Práticas
Digite Saúdeeste Portal de Saúde Alinha de Forma Interativa, Gestores, Provedores, Médicos e Usuários Permitindo Alto Impacto e Grande Alcance, Melhorando a Coleta de Dados e os Resultados obtidos.
São Paulo
Práticas
Comunicare – Redes Temáticas
Minas Gerais