Olá,

Visitante

Estratégia para Alcançar Boas Coberturas Vacinais no Município de Bbc

Categoria não especificada

As ações de imunização são prioridade no município, desde 2019, com os resultados da análise da coberturas vacinais foram dispensados esforços para que estas tivessem melhores índices municipais. A primeira ação a ser realizada foi o levantamento junto aos cadastros dos agentes comunitários de saúde , sobre os dados reais de crianças menores de 5 anos residentes no municipio, para que dessa forma pudessem ser adotadas as estratégias necessárias. com esse dado em mãos foram implantadas as mudanças no cenário do município, ampliamos a quantidade de vacinadores disponíveis, para que cada uma das três ubss tivessem esse profissional a disposição da comunidade. realizamos adaptações nos horários de todas as salas de vacinas tivessem funcionamento estendido em horários diferenciados. outra ação importante foi a implementação da vacinação casa a casa, extramuro, realizada periodicamente, uma vez por semana, essa teve o objetivo de fazer busca ativa dos faltosos e daqueles pacientes mais difíceis levando a vacina até as residências dos indivíduos previamente identificados pelos agentes comunitários de saúde.

o grande desafio para alcançar boas coberturas vacinais foi trabalhar a cultura da população para aceitar novamente a vacina como importante instrumento de proteção para todos, haja vista que muitos recusavam-se a vacinar seus filhos.

A primeira ação a ser realizada foi o levantamento junto aos cadastros dos agentes comunitários de saúde , sobre os dados reais de crianças menores de 5 anos residentes no municipio, para que dessa forma pudessem ser adotadas as estratégias necessárias. com esse dado em mãos foram implantadas as mudanças no cenário do município, ampliamos a quantidade de vacinadores disponíveis, para que cada uma das três ubss tivessem esse profissional a disposição da comunidade. realizamos adaptações nos horários de todas as salas de vacinas tivessem funcionamento estendido em horários diferenciados. outra ação importante foi a implementação da vacinação casa a casa, extramuro, realizada periodicamente, uma vez por semana, essa teve o objetivo de fazer busca ativa dos faltosos e daqueles pacientes mais difíceis levando a vacina até as residências dos indivíduos previamente identificados pelos agentes comunitários de saúde.

As estratégias utilizadas pelo município foram de grande valia para alcançar melhores coberturas vacinais.

Principal

Heloisa Marques da Silva

Coautores

ANDRIELE KELLY LOCIO, MARIA JEDINA ANDRADE SANTOS, JAMSON ANDRADE DOS SANTOS JUNUIR

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba