Olá,

Visitante

Estratégia de Monitoramento e Fortalecimento Das Coberturas Vacinais para Menores de 1 Ano do Município de Jijoca de Jericoacoara – Ce

O presente relato descreve as estratégias de monitoramento que é utilizada para fortalecer as coberturas vacinais de crianças < 1 ano no município de Jijoca de Jericoacoara e apresenta os resultados já obtidos entre os anos de 2021 e 2022 que mesmo durante o enfrentamento da pandemia no Brasil conseguimos aumentar as taxas de coberturas vacinais. No município é realizado estratégias de vacinação de rotina, bloqueio vacinal, campanhas e mutirões de vacinação, além do resgate de não vacinados a partir do monitoramento mensal e semanal e pela coleta de informações junto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).Para descrição dos resultados, foram utilizados dados coletados Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Durante os anos em destaque apresentamos uma grande evolução nas coberturas vacinais trazendo resultados positivos para o município.

Com a pesquisa do ImunizaSus preenchida em Outubro/2021 observamos a necessidade de melhorar ainda mais o nossa rotina de trabalho em meio a busca ativa vacinal no nosso território com isso no início do ano de 2022 a equipe de imunização implantou uma nova forma de monitorar esse público alvo, criamos planilhas em excel que são alimentadas mensalmente de acordo com os nascidos vivos do município, como também foi implantado um sistema de monitoramento Online que é o SC + SUS que trabalha com a extração de dados do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), e aumentamos a divulgação nas mídias sociais do município de informações verídicas sobre a importância da vacina e com essa estratégia tivemos melhores resultados. Essas estratégias implantadas no município ajudou a diminuir a hesitação vacinal – situação considerada uma das dez ameaças à saúde global. A hesitação vacinal é quando o paciente não aceita ou atrasa o recebimento das vacinas recomendadas, mesmo tendo disponível nos serviços de saúde. Esse é um dos maiores problemas enfrentados no município de Jijoca de Jericoacoara.

As estratégias que podem fortalecer ainda mais as coberturas vacinais é a implantação do monitoramento dos nascidos vivos do município mensalmente, acompanhando o cartão de vacina dessa criança esse monitoramento realizamos por meio de planilha excel e por cartões espelhos nas salas de vacinas, outra forma de monitorar é a busca ativa mensal das ACS dos domicílios desse publico alvo, e no nosso município em específicos utilizamos um sistema de monitoramento SC+SUS que foi desenvolvido para extrair dados do PEC e facilitar o monitoramento da população, esses dados extraídos são de forma nominal e contem dados pessoais dos usuários.

A queda das coberturas vacinais instigou gestores e pesquisadores brasileiros a buscarem possíveis explicações não só no nosso pais como em muitos países Europeus, com isso é de suma importância que os municípios discutam e criem estratégias de fortalecimento das vacinas afim de bloquear o aparecimento de doenças que já fora erradicadas também como forma de proteger ainda mais a população. O município de Jijoca de Jericoacoara tenta diariamente elevar as coberturas vacinais ampliando as estratégias citadas e monitorando rotineiramente.

Principal

Letticia Anne da Fonseca Oliveira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos