- Atenção Primária à Saúde
Mariana Marques da Silva de Jesus
- 15 abr 2024
A baixa adesão à vacinação da influenza em 2022 fez com que o município amargasse uma taxa de vacinação menor que 70% dentro do público-alvo. Notícias falsas veiculadas em redes sociais e aplicativos de conversa, discurso antivacina de profissionais da saúde conhecidos e influentes no município fomentaram a crença de efeitos colaterais graves e desacreditaram a ciência e o poder da imunização da vacina. Sendo assim, uma das ações para aumentar a cobertura vacinal para a Campanha Nacional de Imunização contra Influenza em 2023 foi o uso do marketing estratégico. Com ações coordenadas e integradas foi possível perceber já nos primeiros dias o aumento expressivo da adesão da população a vacina. Dentro desta estratégia ofereceu-se um brinde de uma caneca de porcelana a cada idoso que se imunizasse com os dizeres “Eu amo a minha saúde, eu me vacino”. O intuito é trazer a importância da vacinação para a prevenção e promoção da saúde para a roda das famílias serafinenses.
A equipe de gestão e vigilância da Secretaria Municipal de Saúde organizou material para veicular nas redes sociais, participou de programas de rádio, gravou programas de jornal de circulação local, capacitou os agentes comunitários de saúde para informar e tirar dúvidas sobre vacinação nos seus territórios, realizou o levantamento de pacientes acamados e domiciliados para vacinação domiciliar, e por fim, brindou os idosos vacinados com uma caneca de porcelana. A estratégia deu certo, de boca e boca a notícia da vacina da influenza foi propagada e a adesão nas primeiras semanas foi sensivelmente maior que em toda a campanha do ano anterior, 1.000 doses em 08 dias úteis.
Entrega de um brinde (caneca de porcelana) com a escrita: “Eu amo a minha Saúde, eu me vacino”. Divulgação massiva nas redes sociais, na imprensa escrita e falada. Divulgação e vacinação domiciliar. Divulgação através da parceria com as empresas. Divulgação através das escolas. Os agentes de saúde que são o elo com a comunidade fazendo a divulgação de casa em casa.
Usar o marketing estratégico com ações coordenadas e integradas é fundamental para a sensibilização e esclarecimento da população, especialmente quando abordamos um assunto tão importante quanto a imunização. O intuito da caneca foi de colocar em muitas residências a lembrança da importância da vacinação para a prevenção e manutenção da saúde de cada um. Com um grande número de idosos, cerca de 3 mil, serão poucas as residências que não terão a lembrança da importância da vacinação no seu café da manhã ou no momento do chá da tarde.
Serafina Corrêa, RS, 99250-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO