Olá,

Visitante

Estratégia de Mapeamento e Cadastramento para Diagnóstico Situacional da Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro

A Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro está situada numa área de risco com grande crescimento populacional, onde toda a área está sendo mapeada pelos agentes comunitários de saúde das duas equipes existentes. Este território foi contemplado com o Programa Minha Casa, Minha Vida para 480 famílias. Um dos critérios utilizados foram famílias com pessoas deficientes. Existe também o Projeto Academia de Saúde dentro da unidade, uma vez que o principal critério foi o perfil daquela comunidade. São crescentes as necessidades e o interesse em avaliar as melhores práticas para chegar a esses usuários que necessitam constantemente do atendimento e acompanhamento pela equipe multiprofissional.

Podemos afirmar que existem muitos obstáculos para reconhecimento e mapeamento da área de abrangência assistida, tais como aumento da criminalidade, ruas sem nomes, residências sem número, becos e vielas, o que dificulta o trabalho dos agentes em campo. Desta forma o reconhecimento e mapeamento da área territorial, populacional é dividido em micro áreas que é atribuição executada pelos ACS’s. Como são extensas e sem numeração, ao cadastrar as famílias, foi aplicado o instrumento adequado a territorialização. Estão sendo criados, pela própria equipe, mapas das micro áreas e esse mapa está sendo anexado ao prontuário da família apontando o local da residência, facilitando assim o reconhecimento do local por toda a equipe.

A elaboração e a utilização dessa prática é recomendável, pois as ações são relevantes e indispensável para o diagnóstico situacional das áreas onde existem as equipes de Estratégia de Saúde da Família a fim de estabelecer padrões e condutas voltadas para a realidade de cada unidade. Podemos confrontar nossa prática com as recomendações, o que permite não só nos educarmos e atualizarmos, mas também refletirmos sobre a principal questão: qual o nível de organização que estamos assumindo frente ao nosso trabalho com a prática atual? Sabemos das dificuldades encontradas, mas também sabemos do esforço e determinação dos agentes para definição das áreas por meio das visitas e cadastramento.

Principal

Aldemir Pereira da Silva Juniorjosiane Marques Perez

coordenacaoesfro@riodasostras.rj.gov.br

A prática foi aplicada em

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rio das Ostras

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Josiane Marques Perez

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo