Olá,

Visitante

Educação permanente do Cosems RN e o planejamento regional

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Este trabalho tem a finalidade de relatar a experiência do Processo de Educação Permanente do Cosems/RN e o Planejamento Regional Integrado com os municípios das 08 Regiões de Saúde do RN, na perspectiva da instrumentalização dos gestores e das Equipes Gestoras dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte a partir do desenvolvimento e metodologias, utilizando algumas ferramentas como: SUSgestão, Sessões Temáticas e Diálogos Temáticos.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:A dinâmica e as estratégias adotadas nos procedimentos usados nos processos de trabalhos pelo Cosems/RN na Educação Permanente e no Planejamento Regional aos gestores e equipes gestoras municipal, surgiu a partir da necessidade de se está qualificando de forma permanente esses atores .Após os inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no âmbito da Saúde em nosso país, os maiores desafios que se apresentam hoje, são aqueles de ordem gerencial e assistencial que repercutem diretamente sobre a saúde da população, bem como, aqueles voltados ao fortalecimento das políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas em todas as esferas de governo, compatíveis com a importância que o setor saúde tem e a sua relação sobre a qualidade de vida das pessoas, deixando de ser um componente periférico e assumindo definitivamente seu espaço como eixo central do processo de desenvolvimento do país. O processo de gestão de um sistema de saúde é muito complexo e requer constante aprimoramento de conhecimentos, bem como, de ferramentas que atendam as constantes exigências conjunturais, de forma a ofertar um serviço qualificado e resolutivo à população. Nesse sentido, como o próprio título dos processos de trabalhos mencionados de SUSgestão, Sessões Temáticas e Diálogos Temáticos diz, essa metodologia visa trabalhar de forma mais próxima e dinâmica os temas sugeridos pelos gestores, no qual os conhecimentos e informações decorrentes das experiências de cada um, conformarão o todo do trabalho, além da fundamentação e explanações técnicas que contribuirão para fortalecer a reflexão, visando realizar o confronto da teoria decorrente dos institutos legais e a prática vivenciada dentro do Sistema cotidianamente dos participantes.

Em 1989 o Cosems/RN foi constituído como ente de mobilização e representação dos gestores municipais de saúde do RN. Sua missão é agregar e representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do RN, promovendo o pleno exercício das responsabilidades dessas instituições na política de saúde, perante as demais esferas de governo e aos poderes legislativo e judiciário, além de outras entidades da sociedade civil. Dentre os vários compromissos assumidos, como: assessoria técnica, mobilização dos interesses coletivos, intercâmbio de experiências, acesso à normas e legislação, fóruns temáticos, o fomento à educação permanente se tornou uma constante nos processos de transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. Pensando nesse desempenho coletivo, o COSEMS /RN, vem realizando capacitações para Instrumentalização do trabalho dos gestores e Equipes Gestoras do SUS no RN, consagrando de forma transcendente o aprendizado qualificando sua prática enquanto gestor, capacitando – o para agir de forma crítica, reflexiva e autônoma.

Sendo o COSEMS/RN uma entidade que dentre outras missões atua como órgão permanente de intercâmbio de experiência e informações de seus membros, além de lutar pela autonomia dos municípios, visando à melhoria das condições de saúde da população Norte-Riograndense. Os resultados das avaliações já citadas anteriormente, dão conta do grau de satisfação da clientela alvo das atividades. Portanto nos remete a crença que estamos no caminho coerente, afinado com o desejo dos gestores, em princípio. Certamente que estas experiências nos processos formativos e de atualização propõem que os gestores e equipe gestora capacitadas, possam cada vez mais fortalecer e qualificar a gestão e gerência das políticas públicas municipais. Sendo consubstanciada na promoção, proteção e recuperação da saúde dos cidadãos e proteção dos próprios condutores do sistema local.Os resultados mostrados através das avaliações nos remete que essa metodologia de trabalho com ferramentas que buscam a reflexão crítica sobre as práticas de atenção, gestão e formação, sendo, por si só, um processo de Educação Permanente aplicado ao trabalho dos gestores e equipes, possibilitando mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas, gerando uma melhor articulação para dentro e para fora das instituições são fundamentais para o aprimoramento da gestão.

Principal

José Sueldo Guedes de Queiroz

A prática foi aplicada em

Natal

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV. Ayrton Senna, 380, CAPIM MACIO

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Sueldo Guedes de Queiroz

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 fev 2016

e atualizada em

18 mar 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A Terapia Comunitária no Sistema Único de Saúde: uma Experiência Exitosa na Intermediação de Conflitos e no Processo de Gestão nas Unidades de Saúde da Família no Município de Amargosa-Bahia.
Bahia
Práticas
Auditoria do SUS na Ação Mamógrafo: uma Avaliação
Bahia
Práticas
O Papel do Sna para a Preservação da Memória Institucional do Sistema Único de Saúde: a Experiência da Coordenação Técnica de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de JeSUS (Ba).
Bahia
Práticas
A ouvidoria como instrumento de gestão no SUS
Ceará
Práticas
Informação para o Planejamento: o Sisprenatal Como Exemplo
Paraíba
Práticas
Sistemas de Informação dos Hospitais Envolvidos na Assistência oncológica ao Paciente Infantojuvenil no Rio de Janeiro, Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Auditoria Interna SUS: Estratégia de Gestão Eficaz no Controle e Transparência do Faturamento e Processos em Hospital da Rede Pública.
Bahia
Práticas
Implementação da Gestão do Corpo Clínico Como Melhoria da Governança Institucional: Experiência do Ambulatório Médico de Especialidades (Ame) de São José dos Campos – Sp.
São Paulo
Práticas
O cenário do planejamento na secretaria de estado de saúde pública (PA) 2012/2015
Pará
Práticas
Contribuição da Tecnologia da Informação na Auditoria para Emissão de Autorização de Internações Hospitalares (Aih) no Município de Curitiba.
Paraná