Olá,

Visitante

Doação de sangue em Quissamã: parceria regional leva o hemocentro ao doador

A doação de sangue é um ato de solidariedade e um compromisso social que salva vidas (Inca). No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão (Fiocruz, 2017) em atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamento de determinadas doenças crônicas ou oncológicas. Quissamã é um município de 24 mil habitantes (IBGE-2018), situado na Região Norte Fluminense, amparado por dois hemocentros públicos, Macaé e Campos dos Goytacazes, atendendo toda a região. Neste sentido, o Serviço Social da Saúde de Quissamã restabeleceu parceria com o Serviço Social do Hemocentro Móvel de Campos, para a captação de doadores que colaborem com a regulação do estoque regional, com o objetivo de manter e superar o parâmetro de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devido à distância entre Quissamã e os hemocentros públicos da região, somada à precariedade dos transportes coletivos intermunicipais e ao crescimento populacional da cidade, que dificulta atender o deslocamento de uma demanda espontânea de doadores, para fora do domicílio, o restabelecimento de um fluxo com o Hemocentro Móvel de Campos, realizado ao menos quatro visitas/ano, tem-se mostrado a solução mais sensata para a manutenção e possível superação do parâmetro estabelecido pela OMS (1%).

Pelo sucesso do primeiro ano da experiência em prática, vale destacar a importância da interação dos serviços municipais na região, bem como o envolvimento dos demais atores dos setores publico e/ou privados, como escolas, igrejas, ONGs, servidores públicos, prestadores de serviço, outros, além das exploração dos meios de comunicação, para a garantia da manutenção e renovação do cadastro de doadores.

Principal

Ana Maria Alves de Souza Gonçalves

semsa@quissama.rj.gov.br

Coautores

Ana Maria Alves de Souza Gonçalves, Araquem Bernasconi Nunes, Avenia Puertas, Carolina dos Santos Pessanha, Delba Machado Barros, Denise Rocha Barcelos Pessanha

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Quissamã

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Maria Alves de Souza Gonçalves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

05 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro