Olá,

Visitante

Diálogos no Cotidiano: Experiência em Educação Permanente em Saúde Aplicada na Cir do Vale do Piancó-Pb

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema com permanentes transformações e de gestão complexa. No ano de 2017, após as eleições municipais de 2016, houve uma rotatividade de mais de 60% de gestores municipais de saúde na Paraíba. Alguns gestores municipais são profissionais de saúde com experiência na Atenção à Saúde, outros já transitaram no setor saúde, mas não são profissionais da saúde. O fato é que mais de 80% dos gestores municipais de saúde da 7ª região do Vale do Piancó assumiram esta função pela primeira vez e necessitavam do conhecimento técnico necessário para desenvolvê-la. Em consonância com a Política de Educação Permanente em Saúde, o Centro Formador de Recursos Humanos na Paraíba, aplicou no período de fevereiro a 31 de Julho de 2018 o Curso de aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS “Diálogos no Cotidiano”, nas regiões de saúde da Paraíba, modalidade presencial com carga horaria de 120 horas, sob a coordenação do Apoio Institucional e Coordenação Pedagógica do CEFOR-RH-SES onde utilizou como facilitadores os Apoiadores Institucionais da SES-PB . O curso foi destinado prioritariamente aos secretários municipais de saúde da região mas devido a real necessidade em qualificar a CIR e a sua equipe gestora da 7ª região teve a indigência de abrir vagas para funções de coordenação na Gestão do SUS como coordenadores da atenção Básica e coordenadores da Vigilância em saúde dos municípios, onde foi formada uma turma de 24 estudantes gestores na 7ª gerencia regional de saúde. O material didático utilizado foi o Manual do Gestor Municipal do SUS “ Diálogos do Cotidiano”, elaborado pelo CONASEMS-COSEMS-RJ-LAPPIS-IMS-UERJ. Em parceria com o Cosems-PB e a proposta pedagógica aplicada durante todo o curso foi a metodologia problematizadora, onde esta experiência resultou na contribuição com a formação destes gestores municipais, de forma que eles apoderaram dos instrumentos de gestão, e foram capazes de disparar e monitorar processos de planejamento em saúde, compreenderam os processos de regionalização da saúde, e refletiram sobre a pratica cotidiana dos serviços de saúde visando mudanças das práticas dos profissionais e trabalhadores das equipes, nas relações, nos processos ,nos atos de saúde das equipes gestoras relacionada a sua atuação ética, comprometida, resolutiva e crítica como gestor da saúde fortalecendo a Comissão Intergestora Regional do Vale do Piancó.

Qualificar o processo de trabalho dos gestores municipais de saúde da 7ª região de saúde

Esta experiência alcançou os objetivos propostos pois o diálogo entre as equipes gestoras através da metodologia da problematização e das demandas do cotidiano da gestão correlacionados com as atividades pedagógicas foram capazes de promover apropriação dos instrumentos de gestão em saúde, processos de planejamento ,compreensão dos processos de regionalização da saúde , reflexão critica sobre a pratica cotidiana dos gestores e equipe gestora visando mudanças de práticas onde contribuiu para qualificação do processo de trabalho dos gestores municipais e através desta qualificação colaboraram na construção do Plano Regional Integrado. Onde ficou como recomendação implantar os núcleos de educação Permanente na região para fortalecer na atualização e ou construção dos planos regionais ou macroregionais das redes prioritárias para garantir a organização do fluxo e o acesso dos nossos usuários aos serviços da região.

Principal

Rosilda Carvalho Souza

christianne.rocha0903@gmail.com

A prática foi aplicada em

Olho d'Água

Paraíba

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

juraci.sergio@fiocruz.br

04 out 2019

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To
Tocantins
Práticas
Projeto Cuidar de Quem Cuida
Pará
Práticas
Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado
Pará
Práticas
Educação em Saúde Ferramenta Primordial na Esf Hiperdia
Pará
Práticas
Linguinha solta assegurando um futuro saudável e sustentável
Goiás
Práticas
Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados – aleitamento materno
Goiás