Olá,

Visitante

Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca no Município de Conceição da Feira-Ba

o câncer de boca é uma neoplasia maligna que pode afetar a cavidade bucal. as localizações anatômicas mais afetadas são língua, assoalho de boca e lábio inferior. A complexidade do câncer de boca e o fato de que quanto mais tardio o diagnóstico e o início do tratamento, maior a morbimortalidade do paciente, justificam a necessidade de buscar conhecimentos sobre o diagnóstico e o fluxo de atendimento, bem como os fatores que podem influenciar no atraso do diagnóstico. Nesse sentido, o diagnóstico precoce do câncer de boca é fundamental para que se assegurem medidas preventivas e um prognóstico favorável na abordagem da doença.

o objetivo deste trabalho é relatar ações exitosas de detecção precoce de lesões pré-cancerígenas ou câncer de boca em estádios iniciais nos munícipes de Conceição da Feira-BA entre os anos de 2014 à 2017 em parceria com PET/ODONTO/UEFS e o NUCAO/UEF as ações oportunizaram o acesso da população para o cuidado em saúde bucal, os métodos utilizados foram de baixo custo e trouxeram impactos relevantes no diagnóstico e na prevenção do câncer de boca, com realização de exame clínico, orientação a população sobre o câncer e a importância do auto-exame, nos serviços públicos de saúde do município.

Os usuários identificados com suspeitas de lesões orais foram encaminhados para o Centro de Referência de Lesões Bucais/UEFS para melhor avaliação clínica e tratamento ou encaminhamento para atendimento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON ou para o Hospital Aristides Maltez, via regulação municipal. em razão da experiência vivenciada, observou-se que houve maior sensibilização dos pacientes em relação ao câncer de boca, os quais atentaram para a importância de sua identificação precoce com maior procura ao serviço.Assim, entende-se que as ações podem representar uma forma de prevenção, atenção e vigilância com baixo custo e acessível a um grande número de cidadãos, porém fluxos e protocolos de referências precisam ser melhor estabelecidos.

Principal

Lanna Bomfim Nascimento

lanna_bomfim@hotmail.com

Coautores

Líbia Santos Bomfim, Thiago Nogueira Silva,

A prática foi aplicada em

Conceição da Feira

Bahia

Nordeste

Praça 23 De Julho, N 50, Centro, Conceição Da Feira-Ba

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Raquel Machado Bastos

bastosquel@yahoo.com.br

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo