- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
Stefania Santos Soares
- 01 abr 2024
O câncer da boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. Embora a doença ocorra em uma topografia amplamente acessível ao exame clínico e onde, supostamente, as alterações iniciais neoplásicas seriam facilmente detectáveis, esse tipo de câncer ainda é diagnosticado muito tardiamente e, como consequência, observa-se comumente a necessidade de tratamento mutilador.
A coordenação de saúde bucal do município de Vassouras instituiu em seu programa um cronograma anual de prevenção ao câncer de boca com o objetivo de preparar as equipes de saúde bucal para identificação precoce do câncer de boca assim como o manejamento do paciente dentro do sistema e continuidade do cuidado. Além de incentivar as equipes para busca ativa desses e a promoção de saúde relacionadas a detecção precoce do câncer de boca.
Profissionais de saúde devem estar atentos e vigilantes aos principais fatores de risco e aos sinais e sintomas do câncer de lábio e cavidade oral, de forma a identificar precocemente alterações, para que diagnóstico e tratamento possam ser feitos em tempo oportuno. Dessa forma o paciente terá seu tratamento instituído mais precocemente, com impacto no prognóstico e no resultado funcional e de qualidade de vida.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO