Detecção Precoce do Câncer de Boca – Relato de Experiência no Município de Vassouras

O câncer da boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. Embora a doença ocorra em uma topografia amplamente acessível ao exame clínico e onde, supostamente, as alterações iniciais neoplásicas seriam facilmente detectáveis, esse tipo de câncer ainda é diagnosticado muito tardiamente e, como consequência, observa-se comumente a necessidade de tratamento mutilador.

A coordenação de saúde bucal do município de Vassouras instituiu em seu programa um cronograma anual de prevenção ao câncer de boca com o objetivo de preparar as equipes de saúde bucal para identificação precoce do câncer de boca assim como o manejamento do paciente dentro do sistema e continuidade do cuidado. Além de incentivar as equipes para busca ativa desses e a promoção de saúde relacionadas a detecção precoce do câncer de boca.

Profissionais de saúde devem estar atentos e vigilantes aos principais fatores de risco e aos sinais e sintomas do câncer de lábio e cavidade oral, de forma a identificar precocemente alterações, para que diagnóstico e tratamento possam ser feitos em tempo oportuno. Dessa forma o paciente terá seu tratamento instituído mais precocemente, com impacto no prognóstico e no resultado funcional e de qualidade de vida.

Principal

Raphaela Tamiozzo Torezani Furtadorachel Ferreira Bellopaulo César de Mello

odonto.saude@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Vassouras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Rachel Ferreira Bello

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

08 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas