A vacinação é considerada uma das mais relevantes e consolidadas intervenções em saúde pública no Brasil. Representa a principal estratégia de promoção, proteção à saúde e prevenção das doenças imunopreveníveis. Um grande desafio enfrentado pelo município de Montes Claros – MG, era a baixa cobertura vacinal, com a imprescindibilidade de minimizar esse obstáculo, a gestão e os profissionais da saúde, reorganizaram seus processos de trabalho, desenvolveram estratégias inovadoras e reforçaram ações já conhecidas, e assim alcançaram resultados positivos na ampliação da cobertura de imunização no município de Montes Claros – MG. Este trabalho tem como objetivo apresentar as estratégias realizadas para ampliação do acesso e aumento da cobertura vacinal no município de Montes Claros – MG, trata -se de uma experiência de imunização submetido a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
Um dos grandes desafios enfrentado na Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica era as baixas coberturas vacinais. Em 2017 o município possuía apenas 17 salas de vacina, a dificuldade de acesso e o processo de trabalho desorganizado, eram os principais fatores que contribua para a baixa cobertura vacinal, com uma cobertura inferior a 70% em todas as vacinas do calendário básico de vacinação. Com a imprescindibilidade de minimizar esse obstáculo, o gestor municipal realizou grandes investimentos e aliou aos profissionais da saúde da Atenção Primária, reorganizou o processos de trabalho, desenvolveu estratégias inovadoras e reforçou ações já conhecidas, e assim alcançaram resultados positivos na ampliação da cobertura vacinal de Montes Claros-MG.
Para alcance das coberturas vacinas o município de Montes Claros, realizou vários investimentos e vem realizando diversas ações como: • Construção e estruturação da Central Municipal de Rede de Frio; • Abertura de novas salas de vacinas, em 2017 eram 17 salas foram ampliadas para 43 salas em 2023 (ampliação de 150%); • 30 salas de vacinas, funcionam com horários ininterruptos de 12h (segunda a sexta-feira); • 04 salas de vacina com horário de funcionamento expandido até às 22h; • Abertura de 02 salas de vacina em shopping (Shopping Montes Claros e Shopping Ibituruna) que funcionam de segunda a segunda de 09h as 21h; • Aquisição do vacimóvel, uma sala de vacina sobre quatro rodas que atende em locais alternativos para vacinação (praças, parques, eventos, hospitais, industrias, serviços privados de saúde, entre outros); • Aquisição de novos equipamentos para estruturação das salas de vacinas e central municipal de rede de frio: câmaras frias, ar condicionados, macas, geradores e computadores; • Informatização das salas de vacinas, 100% dos registros são lançados em tempo real; • Ampliação do número de contratações: 83 novas contratações para atender a demanda exclusiva da imunização; • Atuação das equipes de imunização de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, 40 salas funcionam dentro das unidades de saúde da família (USF); • Realização de Parcerias: Secretaria de Educação, realização de campanhas frequentes nas escolas públicas e privadas; • Exigência da declaração do estado vacinal da criança para matricula nas escolas da rede municipal de educação. • Metas mensais estipuladas para as equipes de Saúde da Família e salas de vacinas, que são avaliadas mensalmente; • Criação e implantação de instrumento para monitoramento mensal das coberturas vacinais; • Capacitação permanente para os profissionais das salas de vacinas e equipes de Saúde da Família; • Vacinação da população residente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos -ILPIs, Centro Socioeducativo, Presídios (in loco); • Vacinação dos usuários acamados ou com dificuldade de locomoção em domicílio; • Vacinação em empresas e indústrias; • Vacinação da população em situação de rua, através da equipe consultório na rua; • Abertura do Drive Thru de vacinação no Shopping Montes Claros para vacinação contra Covid-19 (duração 10 meses); • Realização do Arraiá de vacinação no Drive Thru: 60 h Ininterruptas de vacinação com mais de 25.000 usuários imunizados; • Abertura do Walk Thru de vacinação para vacinação Covid-19, • Projeto Imuniza Moc: Parcerias com as faculdades, acadêmicos voluntários que trabalharam em prol da imunização da população contra Covid-19 (mais de 1.000 acadêmicos).
Reconhecer a importância da imunização como forte instrumento de proteção à saúde, torna-se fundamental o desenvolvimento de ações que ampliem e promovam a vacinação. A necessidade da ampliação da cobertura intensificou a vacinação no município de Montes Claros, o que permitiu a aplicação de estratégias já conhecidas, como a vacinação de rotina e estratégias de educação em saúde, mas também possibilitou o desenvolvimento de ações inovadoras, como instrumentos de monitorização da cobertura, abertura das sala de vacina em horários alternativos aos tradicionais e aquisição do vacimóvel. Com essas ações os profissionais demonstram empenhar esforços para atingir as metas de imunização com qualidade e segurança. O enfrentamento de grandes epidemias está alinhado ao sucesso das campanhas de multi vacinação, integrada na rotina dos serviços da Atenção Primária a Saúde, bem como aperfeiçoamento dos processos de imunização e contexto local. Assim, de gota em gota, de braço em braço, Montes Claros vem superando os desafios e alcançando as coberturas vacinais, como demonstra os dados no Sistema de Informação de Imunização – SIPNI e o e-SUS – Atenção Primária (e-SUS- APS), atualmente o município supera a meta de mais de 90% de cobertura vacinal nas vacinas do calendário básico de vacinação preconizado pelo PNI, como por exemplo a cobertura da vacina tríplice viral em 2017 a cobertura era de 69% passando para 93% em 2022. Na avaliação de desempenho do Programa Previne Brasil, no indicador: Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite inativada. Montes Claros, se destacou no ranking dos municípios com população de mais de 400 mil habitantes, ocupando o 1º lugar do Estado de Minas Gerais e do Brasil, alcançando a cobertura de 93%. Houve um aumento na aplicação em todas as vacinas em 2017 foram aplicadas um total de 276.877 doses, em 2022 foram aplicadas 746.946 doses.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO