Olá,

Visitante

de Geração para Geração – Valorizando a Herança Cultural

A cidade de Indaial fica localizada no Vale do Itajaí (Santa Catarina). Segundo o IBGE sua população estimada em 2017 é de 66.497 habitantes, sendo 4.202 pessoas acima de 60 anos, na maioria mulheres. Atualmente, convivemos com estas pessoas acima de 60 anos que buscam mudanças, querem reinventar sua própria história e realizar novos projetos. Indivíduos estes que refletem e buscam a sua autonomia para envelhecer com empoderamento. O aumento da expectativa de vida pode significar a possibilidade de um sentido novo à velhice, onde há maior convivência de diversas gerações, resultando em uma ampliação intergeracional. Em decorrência disso, a condição de avô/avó está assumindo uma importância crescente na sociedade atual. A contação de histórias são um ponto em comum entre as gerações e evocam no idoso, lembranças de sua infância, e, na criança, o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos em meio às tecnologias e comodidades atuais. Reconhecendo que os mais velhos carregam conhecimentos que podem ser valiosos e transmitidos através de gerações, as histórias e os jogos tradicionais poderão oportunizar que o idoso transmita essa experiência de vida. Nesse sentido, é importante conscientizar a sociedade sobre o processo de envelhecimento, pois segundo Ferrigno, 2006, na terceira idade, devido a inúmeros fatores culturais contemporâneos, os contatos sociais tendem a diminuir, e em algumas vezes contribui para que o idoso entre em crescente isolamento ou recolhimento ao espaço doméstico.

Este projeto trata da importância de manter-se as culturas na sociedade, indiferente do tempo que passe, promover a importância dos idosos na sociedade, contribuir para a reflexão sobre o processo de envelhecimento, de que este é parte constituinte da vida humana, e deve ser tratado com respeito, promover meios para ampliar o respeito as diferenças, especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento, ensinar as crianças a respeitar os idosos, criar vínculo entre crianças e idosos e aumentar a autoestima do público alvo.

• Contribuir para a reflexão sobre o processo de envelhecimento, de que este é parte constituinte da vida humana, e deve ser tratado com respeito, • Promover meios para ampliar o respeito as diferenças, especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento, • Ensinar as crianças há respeitar os idosos • Criar vinculo entre crianças e idosos • Aumentar a autoestima desse público-alvo

Principal

Malvina Juliane Ribeiro

juribeiro24@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Indaial

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

R: João Batista Deretti,226

Uma organização do tipo

Instituição privada

Foi cadastrada por

Malvina Juliane Ribeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo