Olá,

Visitante

da odontologia Intra-Uterina À Saúde Escolar

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Acompanhar o desenvolvimento odontológico de crianças da vida uterina até a fase escolar, garantindo a saúde bucal e prevenindo cáries através de medidas de intervenção e trabalho conjunto da Unidade Básica de Saúde (UBS), acadêmicos participantes do PET-Saúde e instituições locais presente nas vilas Cristina e Hilgemberg, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Carlos e a Escola Nelson Pereira Jorge.Realizar o que preconiza o Governo do Estado para a odontologia dentro da Estratégia da Rede Mãe Paranaense, e do Governo Federal dentro das atividades de Saúde Escolar. Inserção dos alunos da UEPG do Programa Pet-saúde diretamente no trabalho do SUS na prática envolvendo ESF e comunidade. Impacto na Saúde da Família com a redução da doença cárie. Diminuir gastos do governo com atendimentos curativos de média e alta complexidade.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O trabalho desenvolvido na Unidade de Saúde da Família (USF) pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) tem sido complementado pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos estagiários do Pet-Saúde que são acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As atividades com as gestantes, além das orientações de saúde bucal, também sobre saúde geral e alimentação e hábitos saudáveis. Passamos para a puericultura, puérpera, visitas domiciliares e começamos a realizar as consultas na USF.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: O planejamento começa a tomar maiores proporções quando realizamos atividades extra clínicas envolvendo o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Carlos e a Escola Nelson. Nestes dois locais são realizadas atividades educativas e preventivas. Começamos com um planejamento das atividades com a direção, a ESF e com o Pet-Saúde. Passamos para uma fase de diálogo repassando as informações para toda a ESF, professores e cuidadores do CEI e para todos os funcionários da escola, bem como para os pais ou responsáveis, e comunicamos a gestão mensalmente sobre as atividades realizadas. No CEI reforçamos os trabalhos iniciados nas crianças ainda quando bebês e na escola damos a continuidade. Realizamos a escovação no CEI e na escola realizamos a escovação e aplicação de flúor.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Trata-se de um Projeto Aplicativo que une os trabalhos desenvolvidos pela Equipe de Saúde da Família (Serviço), Academia (alunos do Pet-Saúde) e comunidade (usuários do SUS/creche/escola). A avaliação é realizada a cada três meses e uma das ferramentas de monitoramento é a Carteira de Vacina da Criança e da Gestante, bem como prontuário e lista de alunos da creche e escola. Ponto importante do Projeto é a Semana de Saúde Escolar, momento em que todos os envolvidos realizam atividades simultaneamente desenvolvendo para uma Educação Permanente para toda a Comunidade Pontagrossense. Outra ferramenta de monitoramento e avaliação é a Linha Guia da Rede Mãe Paranaense.

O acompanhamento das fases de desenvolvimento em crianças é de extrema importância, sendo assim, também é necessário o acompanhamento odontológico. Através de um Projeto Aplicativo (PA), desenvolvido pelo preceptor da equipe do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Félix Vianna, os acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participantes do PET-Saúde tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na Academia auxiliando na prevenção da doença cárie, na qualidade de vida de crianças atendidas pela UBS e que estudam em creches e escolas da região. São várias as atividades desenvolvidas, cada uma correspondente a fase de desenvolvimento da criança, proporcionando o acompanhamento ao longo do crescimento desta e orientação correta e eficaz sobre os cuidados odontológicos individuais através da educação em saúde.

Os resultados apresentam-se a todo o momento, pois é uma proposta que requer continuidade, sendo o maior dos resultados a prevenção da doença cárie em grande parte das crianças. Quando se requer algum procedimento de intervenção odontológica para tratamento, na grande maioria dos casos é algo que requer procedimento de baixo risco além da integração multiprofissional entre a equipe e comunidade, e acadêmicos da UEPG. Impacto na saúde da família.

Principal

Geraldo Stocco

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Instituição

Av. Visconde de Taunay, 950

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Geraldo Stocco

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 abr 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ampliação da captação de mulheres para cobertura de exame citopatológico no município de Ingá.
Paraíba
Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba