Olá,

Visitante

“Cuidar de que m Cuida!”

as mulheres predominam na população brasileira, de acordo com o IBGE 2010, as mulheres perfazem um total de 51% e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A humanização e a qualidade da atenção em saúde são condições essenciais para que as ações de saúde se traduzam na resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento e reivindicação de seus direitos e na promoção do autocuidado. as histórias das mulheres na busca pelos serviços de saúde expressam discriminação, frustrações e violações dos direitos e aparecem como fonte de tensão e mal-estar psíquico-físico. Por essa razão, a humanização e a qualidade da atenção implicam na promoção, reconhecimento, e respeito aos seus direitos humanos, dentro de um marco ético que garanta a saúde integral e seu bem-estar.

Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres trabalhadoras da secretaria municipal de saúde. Contribuir para a redução da morbidade destas trabalhadoras devido a doenças psicossomáticas. Ampliar e humanizar a atenção integral à saúd São realizados encontros quinzenais com grupos de até 50 trabalhadoras onde serão aplicados exercícios em grupo, exercícios em duplas, jogos, trocas de experiências, palestras, elevação da auto estima, workshops, meditação, auto massagem, dança, grupos de watsapp, interações com o facilitador, discussões e tarefas a serem realizadas entre os encontros para complementar o aprendizado. Cada encontro tem duração de 2 horas, sendo 9 encontros , 8 semanais e 1 final de semana (imersão), possui um tema no qual o facilitador e os participantes centram a atenção.

Ajudar os trabalhadores a lidar com a complexidade da saúde emocional e a multicausalidade de alterações que esta traz em beneficio ou maleficio, ajudando-as a se entender e assim trabalhar em equipe com efetividade. É na interação entre os diferentes Sujeitos da equipe (justamente valorizando essas diferenças) que se poderá mais facilmente fazer uma clínica ampliada.Humanizar e qualificar a atenção em saúde é aprender a compartilhar saberes e reconhecer direitos. A atenção humanizada e de boa qualidade implica no estabelecimento de relações entre sujeitos, seres semelhantes, ainda que possam apresentar-se muito distintos conforme suas condições sociais, raciais, étnicas, culturais e de gênero. Dentro da perspectiva de buscar compreender essa heterogeneidade de multifatores, que a SMS trouxe a implantação do Projeto “CUIDAR DE QUEM CUIDA!”.

Principal

saudebataguassu@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Bataguassu

Mato Grosso do Sul

Centro-Oeste

Instituição

Av Porto Xv De Novembro, 775

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal