Como parte da metodologia do projeto foi oferecida uma Disciplina, Violências e Saúde, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, com o objetivo de refletir, discutir, aplicar e disseminar novos conteúdos e olhares sobre a relação entre violência e saúde, na perspectiva do desenvolvimento e gestão ativa do território no enfrentamento das violências. A disciplina integrar a academia e os serviços e redes de proteção e procura contextualizar e disponibilizar conhecimentos teórico-conceituais e ferramentas para trabalhar com as comunidades e realizar atividades educativas sobre temática da violência, desenvolvimento e saúde, de maneira participativa e prazerosa mediada pela arte. Um pressuposto teórico adotado pela disciplina é que o desenvolvimento é um conceito essencial na dinâmica relacionada à qualidade de vida das populações e qualquer conhecimento produzido na academia deve transcender seus muros e intencionalmente produzir capilaridade de diálogos com os diversos da educação e setores da sociedade. Resultados: Verificou-se a importância das metodologias inovadoras na produção de materiais reflexivos que sirvam para a academia e para os serviços, tais como: mostra fotográficas itinerantes, produção de cartilhas e material pedagógico que servem de ferramentas para promoção de territórios saudáveis e construção de novos olhares por parte dos profissionais do cuidado humano. Destaca-se a possibilidade de integrar o trinômio ensino-serviço-cuidado, em consonância com o preconizado pelo Pró-Saúde. Conclusão: a experiência de semear ideias e mobilizar forças criativas para analisar as múltiplas dimensões dos graves problemas locais e globais possibilitou reflexões acerca da necessidade de monitorar e avaliar políticas públicas destinadas ao enfrentamento de situações complexas que requerem, cada vez mais, profissionais capacitados para promoção dos direitos humanos da sociedade.
O presente relato descreve a experiência e a metodologia de um dos projetos vinculados ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, Programa Pró-Saúde, no âmbito da Universidade de Brasília
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