Olá,

Visitante

Combate ao Abandono dos Idosos nas Ações do Pse em Silva Jardim/Rj

A política direcionada à atenção à saúde do idoso propõe que os serviços de saúde devem atender às necessidades desta população, promovendo a qualificação dos profissionais, bem como o desenvolvimento e a facilitação à participação dos mesmos em ações educativas. A proposta desse projeto é resgatar a história de um indivíduo de cada território da Estratégia Saúde da Família e criar formas de inseri-lo nas ações educativas realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizada uma pesquisa em cada território para identificar as pessoas idosas protagonistas (socialmente ativo, autônomo e que seja inserido em alguma atividade artesanal, agrícola, etc). O presente trabalho tem possibilitado o resgate da autoestima do idosos e criação de canais de humanização nas relações entre os idosos e os estudantes da rede municipal de ensino.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que também tem sido vivenciado pelo Brasil. Diante desta realidade, emerge a necessidade do desenvolvimento de estratégias em saúde que sejam capazes de atender as demandas dessa população. Em Silva Jardim há uma população de 21.253 pessoas, com uma população de idosos na faixa etária de 60 anos a 100 ou mais de 2.402 pessoas, caracterizando 11,30% da população (Fonte: IBGE CIDADES).

O abandono pode ser material, afetivo e afetivo inverso. O primeiro incide na ação ou omissão de dar provimento na subsistência da pessoa com mais de 60 anos de idade

Principal

Leonel Carvalho da Silva

lidiacbarros@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Avenida Oito de Maio, 534 - centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leonel Carvalho da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 nov 2022

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo