Olá,

Visitante

Combate ao Abandono dos Idosos nas Ações do Pse em Silva Jardim/Rj

A política direcionada à atenção à saúde do idoso propõe que os serviços de saúde devem atender às necessidades desta população, promovendo a qualificação dos profissionais, bem como o desenvolvimento e a facilitação à participação dos mesmos em ações educativas. A proposta desse projeto é resgatar a história de um indivíduo de cada território da Estratégia Saúde da Família e criar formas de inseri-lo nas ações educativas realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizada uma pesquisa em cada território para identificar as pessoas idosas protagonistas (socialmente ativo, autônomo e que seja inserido em alguma atividade artesanal, agrícola, etc). O presente trabalho tem possibilitado o resgate da autoestima do idosos e criação de canais de humanização nas relações entre os idosos e os estudantes da rede municipal de ensino.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que também tem sido vivenciado pelo Brasil. Diante desta realidade, emerge a necessidade do desenvolvimento de estratégias em saúde que sejam capazes de atender as demandas dessa população. Em Silva Jardim há uma população de 21.253 pessoas, com uma população de idosos na faixa etária de 60 anos a 100 ou mais de 2.402 pessoas, caracterizando 11,30% da população (Fonte: IBGE CIDADES).

O abandono pode ser material, afetivo e afetivo inverso. O primeiro incide na ação ou omissão de dar provimento na subsistência da pessoa com mais de 60 anos de idade

Principal

Leonel Carvalho da Silva

lidiacbarros@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Avenida Oito de Maio, 534 - centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leonel Carvalho da Silva

Conta vinculada

04 nov 2022

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Telemedicina: o Telediagnóstico de Espirometria Como Estratégia de Fortalecimento da A.P.S.
Rio de Janeiro