Olá,

Visitante

Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.

Orientações e encaminhamentos com entrevista e autorização do Setor de Serviço Social da Saúde, para pacientes e acompanhantes do SUS – Sistema Único de Saúde em Tratamento Especializado do TFD – Tratamento Fora do Domicílio na capital Belo Horizonte. Acolhimento dia, alimentação, pernoite disponibilizados na Casa de Apoio, pelos profissionais responsáveis em acompanhar durante toda a permanência dos (as) pacientes até alta hospitalar e/ou finalização de exames especializados e também, acompanhamento aos familiares durante todo o tratamento hospitalar e também, deslocamento para as unidades hospitalares.Atores envolvidos: Prefeito e Vice, Secretário Municipal de Saúde, Coordenadores, Assistentes Sociais, Estagiários (as), Motoristas, Auxiliares de Serviços, entre outros.Um processo de trabalho realizado com vistas à garantia de direitos em saúde aos usuários (as), ocasiona grandes melhorias na qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

Minimizar a fragilidade dos pacientes e seus familiares durante o tratamento fora de domicílio – TFP, visto que, normalmente são de média e alta complexidade, e também, facilitar o acesso ao deslocamento dentro da capital mineira, pois a maioria dos usuários (as) sequer foi ou conhecem a mesma.Pode-se considerar um dificultador, o deslocamento da alimentação semanalmente de Lagoa da Prata para Belo Horizonte.

Continuidade e melhorias nos serviços ofertados na Casa de Apoio e possivelmente encontrar novo espaço físico, visto que, o atual já se encontra pequeno para acolher toda a demanda solicitada.

Principal

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

servicosocialdasaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

Lagoa da Prata

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

RUA 27 DE DEZEMBRO - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Regulação: o Desafio Presente no Ajuste dos Fluxos e Processos de Trabalho para organização do Sistema de Saúde.
Rio Grande do Sul
Práticas
Construção da Rede Saúde Manauara
Amazonas
Práticas
Organograma Como Dispositivo de Gestão: a Experiência de Mauá
São Paulo
Práticas
Tecendo Redes: a Regulação Como Articuladora da Alta Responsável do Usuário Pós-Covid-19.
Rio de Janeiro
Práticas
1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar é Preciso – Exercitando a Participação Social e Vencendo os Vazios Assistenciais.
Paraná
Práticas
Sala de Situação: Um Instrumento Facilitador para Implantação de Gestão Compartilhada em Cidade de Pequeno Porte
Mato Grosso
Práticas
Apoio Institucional Como Dispositivo para o Fortalecimento das Redes de Atenção À Saúde na 13ª Região de Saúde da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão Financeira da Saúde na Prática Municipal
Paraná
Práticas
A Regulação do Acesso no Município de Vitória: o Caminho para a Equidade e Integralidade do Cuidado
Espírito Santo
Práticas
Apoiadores Municipais da Política Nacional de Humanização, Fomentando os Núcleos Técnicos de Humanização nos Distritos Sanitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió/Al
Alagoas