Olá,

Visitante

Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.

Orientações e encaminhamentos com entrevista e autorização do Setor de Serviço Social da Saúde, para pacientes e acompanhantes do SUS – Sistema Único de Saúde em Tratamento Especializado do TFD – Tratamento Fora do Domicílio na capital Belo Horizonte. Acolhimento dia, alimentação, pernoite disponibilizados na Casa de Apoio, pelos profissionais responsáveis em acompanhar durante toda a permanência dos (as) pacientes até alta hospitalar e/ou finalização de exames especializados e também, acompanhamento aos familiares durante todo o tratamento hospitalar e também, deslocamento para as unidades hospitalares.Atores envolvidos: Prefeito e Vice, Secretário Municipal de Saúde, Coordenadores, Assistentes Sociais, Estagiários (as), Motoristas, Auxiliares de Serviços, entre outros.Um processo de trabalho realizado com vistas à garantia de direitos em saúde aos usuários (as), ocasiona grandes melhorias na qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

Minimizar a fragilidade dos pacientes e seus familiares durante o tratamento fora de domicílio – TFP, visto que, normalmente são de média e alta complexidade, e também, facilitar o acesso ao deslocamento dentro da capital mineira, pois a maioria dos usuários (as) sequer foi ou conhecem a mesma.Pode-se considerar um dificultador, o deslocamento da alimentação semanalmente de Lagoa da Prata para Belo Horizonte.

Continuidade e melhorias nos serviços ofertados na Casa de Apoio e possivelmente encontrar novo espaço físico, visto que, o atual já se encontra pequeno para acolher toda a demanda solicitada.

Principal

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

servicosocialdasaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

Lagoa da Prata

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

RUA 27 DE DEZEMBRO - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Internação Compulsória: Resultado do Processo de Desinstitucionalização ou uma Inserção da Judicialização nas Políticas Públicas de Saúde Mental?
São Paulo
Práticas
Implantação do Núcleo de Educação Permanente (Nep) em Saúde no Município de Rio Bonito/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Interface Ensino-Serviço na Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (Acs) e Agentes de Controle de Endemias (Ace) em Porto Seguro-Ba.
Bahia
Práticas
Matriciamento como forma de ampliação do acesso dos usuários de Mateus Leme (Mg) às especialidades médicas
Minas Gerais
Práticas
Benefícios da Implementação do Fornecimento de Fórmulas e Suplementos Através o Serviço de Atenção Domiciliar (Sad)
Minas Gerais
Práticas
O Projeto Terapêutico Singular-Pts: Dispositivo do Cuidado Integral e Construção de Vínculos Entre Usuários, Equipes de Saúde, Redes de Atenção À Saúde e Apoio Matricial
Paraíba
Práticas
Apoio Matricial: uma Forma de Fazer Saúde. Fortalecendo a Atenção Básica
Espírito Santo
Práticas
Plano Regional Integrado 2018 – 2019: um relato da experiência de construção na 18ª Cres – Iguatu
Ceará
Práticas
Resultados exitosos na ESF Alcides Peixoto, Crato (CE): relato de experiência no desenvolvimento de projetos prioritários
Ceará
Práticas
Desburocratizando a marcação de consultas e exames por meio de uso de sistema de registro
Pernambuco