Olá,

Visitante

Casa de Apoio Lagoa da Prata – Garantindo Acesso com Qualidade Aos Usuários do SUS, Potencialização da Humanização em Tratamento do Tfd – Tratamento Fora do Domicílio.

Orientações e encaminhamentos com entrevista e autorização do Setor de Serviço Social da Saúde, para pacientes e acompanhantes do SUS – Sistema Único de Saúde em Tratamento Especializado do TFD – Tratamento Fora do Domicílio na capital Belo Horizonte. Acolhimento dia, alimentação, pernoite disponibilizados na Casa de Apoio, pelos profissionais responsáveis em acompanhar durante toda a permanência dos (as) pacientes até alta hospitalar e/ou finalização de exames especializados e também, acompanhamento aos familiares durante todo o tratamento hospitalar e também, deslocamento para as unidades hospitalares.Atores envolvidos: Prefeito e Vice, Secretário Municipal de Saúde, Coordenadores, Assistentes Sociais, Estagiários (as), Motoristas, Auxiliares de Serviços, entre outros.Um processo de trabalho realizado com vistas à garantia de direitos em saúde aos usuários (as), ocasiona grandes melhorias na qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

Minimizar a fragilidade dos pacientes e seus familiares durante o tratamento fora de domicílio – TFP, visto que, normalmente são de média e alta complexidade, e também, facilitar o acesso ao deslocamento dentro da capital mineira, pois a maioria dos usuários (as) sequer foi ou conhecem a mesma.Pode-se considerar um dificultador, o deslocamento da alimentação semanalmente de Lagoa da Prata para Belo Horizonte.

Continuidade e melhorias nos serviços ofertados na Casa de Apoio e possivelmente encontrar novo espaço físico, visto que, o atual já se encontra pequeno para acolher toda a demanda solicitada.

Principal

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

servicosocialdasaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

Lagoa da Prata

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

RUA 27 DE DEZEMBRO - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Célia dos Santos - Adriana Maria de Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 set 2019

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência com a Construção de Um Modelo para o Ciclo do Planejamento Integrado da Secretaria de Estado de Saúde – Ses/DF
Práticas
Construção da Agenda Compartilhada Contribuindo para o Fortalecimento do Processo de Planejamento em Saúde no Município de Itacoatiara/Am.
Amazonas
Práticas
Dispositivo indutor de melhorias na atenção básica: o planejamento e operacionalização do Pmaq – AB no município de Limoeiro (PE)
Pernambuco
Práticas
Relato da Redução dos Exames e Consultas Ambulatoriais a Partir da Implantação de Protocolo na Central de Regulação em Silva Jardim-Metropolitana Ii/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Sistema de Trabalho e Suporte Matricial nas Coordenações da Atenção Básica de Saúde no Município de Borba.
Amazonas
Práticas
Construção do Plano Municipal de Saúde: a Elaboração Participativa com Ênfase na Gestão e organização da Atenção Básica.
Santa Catarina
Práticas
Atendimento Qualitativo Aos Usuários do Município de Santa Rita, Paraíba, no Enfrentamento da Judicialização da Saúde.
Paraíba
Práticas
Cosems Pernambuco: Vivência em Espaço de Pactuação Intergestores da Saúde Pública
Práticas
Oficina de Avaliação da Rede Cegonha com os Municípios da Iiª Geres – Pernambuco, 2016.
Práticas
Construção do Plano Municipal de Saúde do Quadriênio 2018-2021 de Porto Velho na Ótica do Mapa Estratégico de Saúde
Rondônia