Trata-se da apresentação de uma estratégia municipal de fortalecimento das ações de imunização contra a Covid-19 adotada no município de Marechal Deodoro/AL, através da implantação de ações de vacinação itinerantes e descentralizadas, utilizando-se um “Carro da Vacina”, que percorreu diversas ruas e localidades do município, realizando a busca ativa de faltosos e levando as vacinas para mais perto da população. Essa estratégia resultou em um incremento de 65,3% nas doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, destacando-se o incremento 1.905,2% na aplicação de primeiras doses (D1). Consequentemente houve a ampliação da vacinação na população-alvo
– Barreiras de acesso nas restrições de horário e local das salas de vacinas; – Hesitação vacinal; – Desinformação sobre vacinas.
– Diminuição das barreiras de acesso para a vacinação: Ampliar horário das Salas de Vacinas (horário estendido levando-se em consideração as características socio-culturais e ocupacionais da população). Implementação de Pontos descentralizados de Vacinação (Descentralizar as ações de vacinação levando-se em consideração as condições de acessibilidade da população) Implementação de Equipes Itinerantes de Vacinação (Levar as vacinas atè as residências, com foco nas pessoas com dificuldade de dembulação e dificuldade de acesso às Salas de Vacinação). – Hesitação Vacinal: Sensibilização de profissionais de enfermagem e de médicos – principalmente pediatras – para o estabelecimento de conversas com os usuários do sistema de saúde sobre a temática da vacinação, no ato de consultas e outros tipos de atendimento. Articulação e parcerias com as Organizações Não Governamentais e Igrejas, visando a sensibilização das suas lideranças sobre a importância da vacinação. Sensibilização e empoderamento dos ACS para a abordagem sobre a temática da vacinação nas visitas domiciliares. Maior articulação da Saúde com as demais Políticas de Públicas, visando incluir a temática da vacinação em todos os Programas Sociais de Governo e de Estado. – Desinformação sobre Vacinas: Campanhas de massifcação em todas as mídias sobre a importância da vacinação.
Diante dos resultados, verifica-se que houve um incremento importante na aplicação de doses de vacinas contra a COVID-19, para todos os tipos de doses, no entanto, com maior impacto na administração de primeiras doses (D1). O fato de ter ocorrido maior incremento entre primeiras doses, evidencia o relevante contingente de suscetíveis existentes à época, tanto adultos – devido, possivelmente, à hesitação vacinal ou ao anseio por uma abordagem mais cômoda, como a “vacina na porta de casa” , quanto crianças, uma vez que a imunização da população pediátrica foi iniciada cinco meses antes da adoção da estratégia objeto deste estudo. Outro ponto a ser considerado é que os resultados da estratégia associados à continuidade da vacinação nas UBS, demonstram a relevância e a factibilidade da implementação concomitante de múltiplas e complementares estratégias, principalmente em localidades com diversos núcleos populacionais, como é o caso do município de Marechal Deodoro.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO
Ops. Nada foi encontrado.