Olá,

Visitante

Capacitação de Enfermeiros para Assistência ao Paciente ostomizado do Cep/Ciscopar.

Para atender a esta demanda o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – CISCOPAR realiza a aquisição e dispensação de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sendo esta realizada na sede da Associação dos Ostomizados de Toledo. Durante todo o ano de 2015 foram dispensadas 4.589 bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia a 274 pacientes provenientes dos 18 municípios de abrangência da 20° Regional de Saúde do Paraná. O maior ganho, quando se fala em pacientes ostomizados, é sempre a melhoria na qualidade de vida de cada paciente. A certeza e humanização do atendimento, a organização na compra e distribuição das bolsas e feedback realizado pelas Unidades de Atendimento de Origem dos pacientes garantem ampla cobertura, otimização dos custos e continuidade dos atendimentos. Tudo isso garantindo a qualidade de vida dos ostomizados. Levando em consideração que muitos ostomizados estão debilitados e/ou acamados e necessitam de um cuidado realizado pelos profissionais e/ou orientados pelos mesmos à família, torna-se de extrema importância a capacitação dos os profissionais que atuem diretamente com os pacientes ostomizados dos 18 municípios visando à assistência a esses pacientes.

As patologias do sistema gastrointestinal, como diverticulite, doenças inflamatórias, traumatismos colo-retais, anomalias congênitas e principalmente tumores colo-retais, resultam na maioria das vezes em cirurgias mutilantes e traumatizantes, a qual trazem alterações profundas no modo de vida das pessoas por elas afetadas. A ostomia é uma intervenção cirúrgica, no qual é realizada uma abertura artificial entre o intestino e a parede abdominal que possibilita a passagem do conteúdo intestinal. O processo de adaptação varia de um paciente a outro e envolve apoio da equipe multidisciplinar e dos familiares.

Um estoque ‘enxuto’ e proporcional ao nível de atendimentos, um programa de busca ativa a pacientes e a comunicação com os demais elementos da rede de suporte de atendimento também é altamente recomendável. Esperamos assim que haja maior entendimento por parte dos profissionais acerca da assistência destes pacientes ostomizados, e que estes estejam aptos ao atendimento e melhoria na qualidade de vida desta população.

Principal

Vilmar Covatti

adm@ciscopar.com.br

A prática foi aplicada em

Toledo

Paraná

Sul

Instituição

R. XV de Novembro, 1287 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Vilmar Covatti

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Programa de Saúde na Escola e Ações da Fonoaudiologia, no Contexto da Pandemia pelo Covid-19: Relato de Experiência
Rio de Janeiro
Práticas
A saúde está entre nós – documentário produzido pela VideoSaúde Fiocruz e ANA
Rio de Janeiro
Práticas
Manual de Sobrevivência do R1 da Saúde Mental: Partilhandoexperiências em Um Programa de Residência Multiprofissional
Rio Grande do Sul
Práticas
O Centro de Saúde do Idoso e a Reorganização da Assistência Durante a Pandemia Covid-19
Minas Gerais
Práticas
A Intersetorialidade: a Experiência com o Trabalho Profissional dos Assistentes Sociais nas Politicas Sociais.
Paraíba
Práticas
Guia Prático para o Auxílio das Equipes de Estratégia Saúde Dafamília na Prática das Ações do Programa Saúde na Escolaem Um Município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul
Práticas
Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Telemedicina: o Telediagnóstico de Espirometria Como Estratégia de Fortalecimento da A.P.S.
Rio de Janeiro