Olá,

Visitante

Capacitação de Enfermeiros para Assistência ao Paciente ostomizado do Cep/Ciscopar.

Para atender a esta demanda o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná – CISCOPAR realiza a aquisição e dispensação de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sendo esta realizada na sede da Associação dos Ostomizados de Toledo. Durante todo o ano de 2015 foram dispensadas 4.589 bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia a 274 pacientes provenientes dos 18 municípios de abrangência da 20° Regional de Saúde do Paraná. O maior ganho, quando se fala em pacientes ostomizados, é sempre a melhoria na qualidade de vida de cada paciente. A certeza e humanização do atendimento, a organização na compra e distribuição das bolsas e feedback realizado pelas Unidades de Atendimento de Origem dos pacientes garantem ampla cobertura, otimização dos custos e continuidade dos atendimentos. Tudo isso garantindo a qualidade de vida dos ostomizados. Levando em consideração que muitos ostomizados estão debilitados e/ou acamados e necessitam de um cuidado realizado pelos profissionais e/ou orientados pelos mesmos à família, torna-se de extrema importância a capacitação dos os profissionais que atuem diretamente com os pacientes ostomizados dos 18 municípios visando à assistência a esses pacientes.

As patologias do sistema gastrointestinal, como diverticulite, doenças inflamatórias, traumatismos colo-retais, anomalias congênitas e principalmente tumores colo-retais, resultam na maioria das vezes em cirurgias mutilantes e traumatizantes, a qual trazem alterações profundas no modo de vida das pessoas por elas afetadas. A ostomia é uma intervenção cirúrgica, no qual é realizada uma abertura artificial entre o intestino e a parede abdominal que possibilita a passagem do conteúdo intestinal. O processo de adaptação varia de um paciente a outro e envolve apoio da equipe multidisciplinar e dos familiares.

Um estoque ‘enxuto’ e proporcional ao nível de atendimentos, um programa de busca ativa a pacientes e a comunicação com os demais elementos da rede de suporte de atendimento também é altamente recomendável. Esperamos assim que haja maior entendimento por parte dos profissionais acerca da assistência destes pacientes ostomizados, e que estes estejam aptos ao atendimento e melhoria na qualidade de vida desta população.

Principal

Vilmar Covatti

adm@ciscopar.com.br

A prática foi aplicada em

Toledo

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. XV de Novembro, 1287 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Vilmar Covatti

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba
Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro